Hortolândia decreta a volta das máscaras em escolas e prédios municipais

Clima mais frio favorece o avanço de doenças respiratórias e obrigatoriedade tem objetivo de proteger a população

A Prefeitura de Hortolândia decretou nesta sexta-feira (03/06) a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial nas escolas da rede municipal de ensino e nos prédios públicos administrados pela municipalidade.  A medida é válida a partir da próxima segunda-feira (06/06).

A obrigatoriedade, de acordo com informações do decreto, tem como objetivo proteger a população contra doenças respiratórias, que aumentam nesta época do ano por conta da chegada da estação mais fria do ano, o inverno. Além disso, a Prefeitura segue a recomendação apresentada pelo Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo do Estado de São Paulo sobre o uso de máscara contra as doenças de transmissão respiratória em ambientes fechados.

Em março deste ano, com a edição do Decreto Municipal n° 5.014, a Prefeitura havia flexibilizado o uso das máscaras, mantendo apenas o seu uso obrigatório em unidades de saúde, no transporte público e nas plataformas de embarque e desembarque dos ônibus.

VACINAÇÃO

A vacinação contra a Covid-19 tem ajudado na estabilização do número de casos graves e óbitos no município. Atualmente, apenas um paciente, com complicações da Covid-19, segue internado na Unidade Respiratória do Nova Hortolândia. Até o momento, 525.645 doses de vacinas foram aplicadas no município. Deste total, 116.594 pessoas estão com o ciclo vacinal (três doses) em dia.

A Secretaria de Saúde salienta que pacientes e seus acompanhantes devem usar a máscara dentro das unidades de saúde em todos os atendimentos e consultas, agendamento de consultas, realização de exames, retirada de medicamentos e vacinações. A Secretaria de Saúde ainda solicita para que as pessoas venham com suas próprias máscaras, uma vez que o fornecimento da proteção pelas unidades de saúde para as pessoas que estiverem sem o item não é obrigatório. Ainda assim, a Secretaria de Saúde informa que o fornecimento de máscaras para a população é feito conforme o estoque disponível em cada unidade.