Trecho da rua Luiz Camilo de Camargo ganha instalação de duas lombadas

Ação da Prefeitura de Hortolândia tem o objetivo de contribuir com a segurança viária no trecho

A Prefeitura de Hortolândia realiza a implantação de duas lombadas na rua Luiz Camilo de Camargo, ação integrada da obra do “Superviário”. O dispositivos serão instalados no trecho da via entre o Posto da Ilha e o supermercado Atacadista Assaí. O local está em obras que integram o trajeto do maior complexo viário de Hortolândia. Atualmente, as intervenções na área reforçam o sistema de drenagem de águas da chuva. Além disso, ao longo da via continuam os serviços de implantação de calçada e ciclovia.

"As lombadas já compreendiam este trecho da via antes do início da obra. Os dispositivos foram retirados para a realização da obra e, com o avanço das intervenções, voltam a ser instalados nos mesmos locais com o objetivo de evitar a circulação dos veículos com velocidade maior que a permitida. A implantação de lombadas ajuda no controle da velocidade e contribui com a segurança viária de motoristas e pedestres", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Sinalização de lombadas foi realizada no Jardim Mirante

Além da implantação das lombadas na rua Luiz Camilo de Camargo, as equipes da Administração Municipal realizaram o reforço na pintura de dois dispositivos instalados na rua 21 de Fevereiro, no Jardim Mirante. As lombadas estão em frente aos números 164 e 305 da via. As faixas duplas amarelas, que representam dois sentidos de fluxo do trânsito, também receberam o reforço na pintura. "A pintura nas lombadas contribui com a visão dos motoristas e, também, evita acidentes", explica Vasconcellos.

Ações que salvam vidas no trânsito em Hortolândia

Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, além dos acidentes, Hortolândia diminui o número de vítimas causadas por colisões no trânsito. Na comparação entre 2017 e 2021, houve uma redução de 79% nos acidentes com vítimas nas ruas e avenidas dentro dos limites do município. Com isso, a cidade cumpre a meta estipulada pela ONU (Organizações das Nações Unidas) na "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", regulamentada pela instituição  apontando que até 2030, governos de todo o planeta devem tomar novas medidas para prevenir os acidentes com vítimas.

Para salvar vidas no trânsito, a Prefeitura realiza, desde 2017, uma série de ações, que vão de atividades educativas com motoristas e pedestres, reforço na sinalização, até a implantação de radares controladores de velocidade, principal medida adotada pela Administração Municipal para a redução de mortes no trânsito da cidade. Os dispositivos começaram a funcionar em janeiro de 2019. Além disso, a cidade recebe, periodicamente, um mutirão de Tapa-Buraco em todas as regiões. Outra medida importante é a instalação dos painéis eletrônicos informativos nos portais de entrada e saída da cidade e investimentos na malha cicloviária.