Prefeitura lança nesta quarta-feira (13/03) programa Qualifica Cidadão

Objetivo do programa é preparar munícipes para geração de renda ou ingresso no mercado de trabalho

O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, lança nesta quarta-feira (13/03) o “Qualifica Cidadão -- Programa Emergencial de Impacto Social e Auxílio Desemprego”. Promovido pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, o programa substitui o “Frente de Trabalho” e visa oferecer a munícipes em estado de vulnerabilidade social, principalmente os desempregados, oportunidade de qualificação profissional e geração de renda.

O evento acontece às 8h na Câmara Municipal de Hortolândia, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.

Bolsa-auxílio

O programa pode beneficiar até 400 pessoas, por meio da concessão de bolsa auxílio-desemprego mensal no valor de R$ 510, mais cesta básica social e auxílio-deslocamento para quem for encaminhado a local de aprendizado, conhecido como “estação de vivência”, distante mais de 5km de sua residência. O público-alvo do Qualifica Cidadão são pessoas que moram em Hortolândia há pelo menos doze meses, têm mais de 18 anos de idade, estão desempregadas e não possuem nenhum tipo de renda.

Entre 15 e 28 de fevereiro, mais de 600 interessados procuraram um dos quatro CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) existentes no município e se inscreveram. Destes, 250 já estão matriculados, a maioria mulheres acima de 18 anos, desempregadas e em estado de vulnerabilidade social, revela a secretária de Inclusão, Rosana Nascimento.

Desde o início de março, os inscritos cumprem rotina semanal que inclui 6h de ambientação e 24h de atividades em estações de vivência. Nesta fase inicial, eles tomam contato com o conteúdo da lei que regulamenta o programa, aprendem quais são os direitos e os deveres do bolsista e como funcionam as atividades laborais nas estações de vivência.