Após 40 anos, regularização fundiária chega ao Núcleo Boa Vista

No total, Prefeitura de Hortolândia entregou 41 títulos de posse, por meio de parceria com startaup UsuCampeão

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realizou no último sábado (28/05) a entrega de 41 títulos de regularização fundiária para famílias do Núcleo Boa Vista. A atividade marcou o fim de uma luta de mais de 40 anos dos moradores para a legalização da área.

No início da década de 1970, quando Hortolândia ainda era um distrito, houve uma ocupação de área pública, espaço que se estabeleceu como núcleo habitacional do Boa Vista, próximo ao Jd. São Bento, do outro lado da Rodovia SP-101. Apesar da região já contar com infraestrutura – energia elétrica, água encanada, rede coletora de esgoto e pavimentação – o título de posse dos lotes ainda era um sonho perseguido pelos moradores. “Uma verdadeira novela, de mais de 40 anos, enfim, chega a um final feliz. Hoje é uma data histórica para os moradores, que lá no início da década de 1970, ocuparam essa área com o sonho da casa própria. Os anos se passaram, chegou infraestrutura, mas o título de posse ainda era um objetivo a ser alcançado. Hoje, com o empenho da nossa Administração e parceria com a UsuCampeão, foi possível alcançar o tão esperado documento. O título da regularização fundiária dá a tranquilidade necessária às famílias, que agora, são os legítimos donos dos lotes. Parabéns a todos”, destacou o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

De acordo com o secretário de Habitação, Rogério Mion, o Núcleo Boa Vista conta com 90 famílias devidamente cadastradas, mas neste primeiro momento, apenas 41 aderiram ao UsuCampeão, empresa responsável por agilizar o processo de regularização fundiária. “A área conta com 90 famílias devidamente cadastradas pela Secretaria Municipal de Habitação. Desse total, 41 se interessaram em agilizar o processo de regularização, por meio da contratação dos servidos da startaup ‘UsuCampeão’. As demais 49 famílias possuem a opção de contratar a startup, para agilizar e conquistar o documento de posse do lote, ou aguardar o processo de regularização, por meio do programa Cidade Legal”, explicou o secretário municipal de Habitação, Rogério Mion.

O secretário destacou a expertise da startup UsuCampeão, empresa de impacto social, com propósito de ajudar famílias a legalizar a posse de seus imóveis por meio da regularização fundiária. Mion informou, ainda, que o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Habitação no Núcleo Boa Vista prevê a regularização da área do campo de futebol, que fará parte dos dispositivos esportivos mantidos pela Prefeitura. “Com a devida regularização, vamos colocar esse campo em nosso radar. A ideia é dar uma boa reformada no espaço e, quem sabe, até ter rodada do Campeonato Amador da nossa cidade. Com apoio dos nossos vereadores, vamos buscar recursos no Estado e no Governo Federal para viabilizar mais essa importante obra de esporte e lazer para a nossa cidade”, declarou o prefeito hortolandense.

Desde abril de 2021, a Administração do prefeito Zezé Gomes já realizou a regularização fundiária e entrega de 275 escrituras para moradores dos bairros Orestes Ôngaro, Girassol, Santa Fé e, agora, Boa Vista. “Além disso, já iniciamos, via programa estadual ‘Cidade Legal’, a regularização fundiária de lotes no Parque Peron, Vila da Conquista e São Sebastião. Também levamos mais dignidade para os moradores da Estrada do Furlan e do Monte Sinai com a implantação do sistema de distribuição de energia elétrica e iluminação pública. Esse é o primeiro passo para que possamos também realizar a regularização fundiária para essas localidades”, finalizou Mion.