Linha de cuidado materno infantil de Hortolândia é considerada exemplar na RMC

Prefeitura apresentou trabalho realizado com gestantes, parturientes e puérperas

Hortolândia realiza um trabalho considerado exemplar na linha de cuidado materno infantil. Essa é avaliação que a Prefeitura recebeu na reunião do GTAB (Grupo de Trabalho de Atenção Básica), na terça-feira passada (24/05), no Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo). O grupo é formado pelas Secretarias de Saúde dos municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O encontro foi o primeiro a ser realizado no formato presencial desde o início da pandemia, e Hortolândia sediou a reunião.

A Secretaria de Saúde apresentou o trabalho de cuidado integral para gestantes, parturientes e puérperas atendidas pela rede pública municipal. A diretora da Atenção Básica, Cilene Mantuan, explica que o trabalho inclui a realização de reuniões mensais com as equipes do Hospital Municipal, da rede de Atenção Básica e do CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O trabalho, retomado em agosto de 2021, estava suspenso em razão da pandemia.

Outra ação retomada é a realização de grupos de amamentação nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). “Com essas ações, oferecemos atendimento e cuidado integral da saúde das mulheres desde o exame pré-natal, durante o parto e o puerpério (período pós-parto)”, destacou Cilene Mantuan. A Secretaria de Saúde ainda fez uma apresentação da rede municipal de saúde e da cidade. A próxima reunião do GTAB está programada para ser realizada em junho.