Sinalização de solo é reforçada em duas unidades de ensino no Parque dos Pinheiros

Ação da Prefeitura de Hortolândia também contemplou ruas do Parque Gabriel e do Jardim Primavera

A segurança viária nas unidades de ensino é prioridade em Hortolândia. Para evitar acidentes e facilitar a entrada e saída dos alunos e professores, além de colaborar com o estacionamento de vans escolares, sem prejudicar o fluxo do trânsito na via, a Prefeitura realiza o reforço da sinalização de solo e a adequação do tráfego em ruas e avenidas no entorno dos colégios localizados em todas as regiões da cidade. Durante a madrugada de quarta-feira (25/05) para quinta-feira (25/05), uma "mega operação" foi concluída no Parque dos Pinheiros, em vias próximas à Escola Estadual Professora Cristiane Chaves Moreira Braga e da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Cláudio Roberto Marques.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, no local, foram instalados tachões, dispositivo alongado e achatado usado para delimitar faixas, além da implantação e do reforço da sinalização de solo com a pintura de faixas de pedestres, faixas zebradas brancas, linhas contínuas brancas, faixas duplas amarelas, legenda "PARE", linhas tracejadas e seccionadas brancas e vagas para vans escolares, idosos e PCD (Pessoa com Deficiência).

Para evitar acidentes próximos das escolas, foi realizada a inversão do sentido de direção entre as ruas Fabiano Pinheiro da Silva e Virgina Ortolan. Agora, estas vias são sentido único, facilitando o embarque e desembarque dos alunos das vans escolares e de veículos particulares em frente aos colégios.

"Pedimos a colaboração e a atenção dos motoristas que trafegam pela região.  Circular pela região dentro do limite de velocidade também é uma forma de contribuir com a segurança viária. Desde o início deste ano, trabalhos semelhantes já foram concluídos em aproximadamente 13 escolas, garantindo a segurança viária para pais, professores, crianças e adolescentes", explica o diretor de operações da secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

No "embalo" do Maio Amarelo, mês de conscientização por um trânsito mais seguro na cidade, a Prefeitura também realizou o reforço na pintura da sinalização de solo ao redor da Câmara Municipal, na região do Parque Gabriel. Na rua Joseph Paul Julien Burlandy, foram repintadas faixas duplas amarelas, que indicam os dos sentidos na via, faixas de retenção, faixas seccionadas amarelas, zebradas brancas e a legenda "PARE". No Jardim Primavera, a ação foi entre as ruas Alcina Lina Pereira e Gravilha,  próximas à Casa da Criança Feliz. No local, foram pintadas legendas "PARE", "DEVAGAR", "ESCOLA", "OLHE" e faixas duplas amarelas.

Maio Amarelo fortalece ações de segurança viária

Neste mês, além da do reforço da sinalização de solo, a Prefeitura realiza diversas ações com o objetivo de diminuir acidentes de trânsito. Também nesta quinta-feira, foi concluída mais uma etapa da distribuição de folhetos informativos para motoristas na avenida na avenida Santana, cruzamento com a rua Pastor Hugo Gegembauer, em frente ao UNASP (Centro Universitário Adventista de São Paulo),  no Parque Ortolândia.

Na sexta-feira (27/05), acontece o 4º Seminário de Segurança Viária, na Câmara Municipal. Já foram concluídas três edições do "Café na Passarela", que orienta pedestres e motoristas sobre a necessidade do cuidado ao atravessar rodovias e sugerindo a utilização das passarelas contra acidentes; a "Ação Bar", para conscientização sobre os perigos de beber e dirigir; a "Operação Cavalo de Aço"; a ligação de novos semáforos;  nas principais vias da cidade e o passeio ciclístico "Vem de Bike".