Oficina de artesanato da Prefeitura ensina como decorar caixas de madeira

Participantes que queiram vender peças na Feira da Economia Solidária podem se cadastrar como empreendedores

Se você gosta de artesanato e quer aprender a decorar caixas de madeira, fique atento a esta oportunidade. O Centro Público de Economia Solidária, órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia, promove uma oficina de artesanato, utilizando a técnica de decoupage em caixas de MDF, na terça-feira (22/01).

A capacitação é gratuita e está aberta ao público em geral, desde que morador da cidade. No dia da oficina, cada inscrito deverá trazer de casa uma caixa de madeira (MDF) pequena ou média e um pincel chato de número 16 ou equivalente. O aluno poderá levar este material embora, após a aula.

Como se inscrever

Há 20 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 deste mês pelo telefone 3909-4895 ou pessoalmente, no Centro Público de Economia Solidária, localizado na Rua João Mendes, 254, no Parque Ortolândia, em frente à praça do Parque Socioambiental Chico Mendes.

A oficina acontece na terça-feira, 22 de janeiro, no período da tarde, das 13h30 às 16h30. Caso haja necessidade, uma segunda turma pode ser aberta, dependendo da demanda, na quarta-feira, 23. A oficina será ministrada pela artesã Eliana Borges Conus, coordenadora do Centro Público.

Empreendedor solidário

Quem quiser vender os objetos artesanais produzidos durante a oficina pode se cadastrar na Secretaria de Inclusão como empreendedor solidário. Os matriculados no projeto participam da Feira de Economia Solidária, um projeto da Prefeitura, realizado desde julho de 2012, que oferece a pequenos empreendedores oportunidade de geração de renda, desenvolvendo atividades sem explorar ou levar vantagem, nem destruir o meio ambiente. Este espaço para a geração de renda  é montado aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 501, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. Além do espaço para comercialização coletiva, a Feira oferece cursos de corte e costura e artesanato com foco na geração de renda e inclusão social, bem como capacitação gratuita em empreendedorismo e economia solidária.

Para se cadastrar no projeto, a pessoa deve ser maior de 18 anos, residir em Hortolândia, confeccionar artigos manualmente e em pequena escala e estar em busca de uma oportunidade de geração de renda. É necessário apresentar cópia do RG, CPF e comprovante de residência.

Atualmente o Centro Público tem cadastrados mais de 80 empreendedores atuantes em barracas de alimentação e artesanato, vendendo artigos como pastel, batata frita, caldo de cana, salgados, bolos, milho, cachorro quente, trufas de chocolate, água de coco, peças em crochê, caixas de madeira em decoupage, bambonas decoradas, bijuterias de sementes, sacolas retornáveis e camisetas de patchwork, roupas linha pet, panos de pratos decorados, chinelos customizados, tapetes de retalhos e orquídeas. Eles comercializam os produtos durante a feira, em esquema de rodízio elaborado pela Secretaria.