Alunos do projeto Qualifica Hortolândia recebem certificado nesta sexta-feira (21/12)

Cerimônia encerra ciclo de formaturas dos projetos da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura

Cerca de 160 alunos recebem, nesta sexta-feira (21/12), o certificado de participação no projeto Qualifica Hortolândia, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com Instituto Educação e a Fundação Roberto Marinho. Setenta e nove estudantes concluíram o curso de “Assistente Administrativo com ênfase em Assistente de Departamento Pessoal” e 75 o de “Auxiliar de Logística e Transporte com ênfase em Auxiliar de Compras”.

O evento será no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, localizado na Rua Euclides Pires de Assis, 205, no Remanso Campineiro. Prevista para começar às 19h, a cerimônia marca também o encerramento do ciclo de formaturas de oito projetos da Secretaria de Inclusão.

Participam da solenidade os secretários Fernando Gomes de Moraes (Inclusão e Desenvolvimento Social) e Sandra Fagundes Freire (Educação), o diretor de Trabalho e Geração de Renda, Felipe Amaro dos Santos Neto, e a assistente pedagógica Elaine Holanda, representando o diretor executivo do Instituto Educação, João Ferraz.

Qualificação profissional

Lançado no início de julho deste ano pela Prefeitura, o projeto Qualifica Hortolândia busca investir na qualificação profissional de jovens e adultos, proporcionando a estudantes do ensino básico acesso à educação profissional, em cursos gratuitos, tornando-os aptos a responder à demanda profissional compatível com a realidade local. Os cursos são elaborados com base em pesquisa sobre o atual cenário de demandas de qualificação profissional no Brasil e adequados às orientações que constam na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). O programa oferece material didático e metodologia telessala, com uso de vídeos educativos, semelhante à usada nos Telecursos.

A maioria dos 154 inscritos nesta primeira etapa são adultos de 18 anos ou mais, de ambos os sexos, com certa predominância feminina. Estas pessoas buscam qualificação para ingressar no mundo do trabalho ou se recolocar profissionalmente.

Iniciadas em agosto, as aulas se estenderam até dezembro, totalizando uma carga de 260 horas. As seis turmas, com 30 alunos em cada uma, funcionaram no período noturno, das 19h às 22h, em três unidades de ensino: Emef Jardim Nova Hortolândia, Emef Pinheiros e Emef Jardim Amanda I (Caic).

Programa “guarda-chuva”

Quando do lançamento do programa, o secretário de Inclusão Social, Fernando Gomes de Moraes, assinalou que o Qualifica Hortolândia seria como uma espécie de “guarda-chuva” de várias formações que ocorreriam no município até o final deste ano. Ele destacou o investimento da Prefeitura, durante o governo Perugini, na preparação das pessoas para o mercado de trabalho, por meio de uma série de políticas públicas. Segundo Moraes, desde 2005, mais de 50 mil pessoas participaram dos cursos gratuitos de qualificação profissional promovidos pela Administração com foco na colocação e recolocação das pessoas no mercado de trabalho.

“Desenvolvemos ações que colocam em prática o conceito de empoderamento social dos nossos jovens, descobrindo suas potencialidades a partir da oferta de formação e qualificação para o mercado de trabalho, conforme a demanda local. Trabalhamos para acabar com o mito de que em nossa cidade falta mão de obra qualificada”, disse o secretário. “O desenvolvimento econômico e social passa pela formação das pessoas”, completou Moraes.