Bolsistas da Prefeitura confeccionam uniformes escolares de inverno

Previsão é que kits sejam entregues após as férias de julho aos estudantes municipais em Hortolândia

A confecção dos uniformes escolares de inverno pela Prefeitura de Hortolândia está a todo vapor, no CQP II – Costura e Moda (Centro de Qualificação Pessoal), órgão da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, localizado no Jd. Terras de Santo Antonio. As 52 mil peças são produzidas desde abril deste ano por bolsistas do programa Acerte (Ação Cidadã de Requalificação, Trabalho e Educação), vinculado à Secretaria de Governo. No início do ano letivo, a Administração Municipal entregou 96,8 mil máscaras de proteção individual e 26 mil kits de uniformes de verão.

Cada kit de inverno é composto por um agasalho e uma calça. Os itens serão repassados em julho à Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para serem distribuídos às 59 unidades escolares que compõem a rede municipal de ensino. A previsão é que cheguem aos cerca de 26 mil estudantes municipais, desde a Educação Infantil até a EJA (Educação de Jovens e Adultos), em agosto, após as férias do meio do ano.

Os 50 bolsistas do curso de “Costura Industrial” do Programa Acerte recebem R$710,00 e cesta básica, para a aprendizagem profissional diária de quatro horas. Entre pagamento de bolsas aos aprendizes e a aquisição de tecidos e aviamentos, a Prefeitura investe cerca de 6 milhões, segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social.

“Este projeto de Costura Industrial capacita e a contrapartida do cidadão que recebe a capacitação e a bolsa é contribuir com este lado social, que é a confecção dos uniformes de nossas crianças. Uma política que vai ao encontro da valorização das pessoas e do entendimento de que todos podem contribuir de alguma forma na transformação da sociedade”, ressalta o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva.