Prefeitura inicia instalação de semáforo em cruzamento ao lado do Terminal Metropolitano de Hortolândia

Dispositivo funcionará entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana., ação faz parte do "Maio Amarelo"

A campanha "Maio Amarelo", realizada pela Prefeitura de Hortolândia durante todo este mês com diversas ações para salvar vidas e conscientizar os motoristas pela necessidade de um trânsito mais seguro, segue com a implantação da coluna semafórica no cruzamento entre as avenidas Olívio Franceschini e Santana, ao lado do Terminal Metropolitano. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o novo dispositivo começará a funcionar ainda na primeira quinzena de maio. O serviço tem o objetivo de evitar acidentes em uma região movimentada, com grande fluxo de automóveis e veículos pesados, como ônibus e caminhões, além de facilitar a travessia no trecho.

"A instalação do semáforo neste local é importante para controlar o fluxo do trânsito, que é muito grande, e facilitar a travessia dos pedestres na região. Moradores do Condomínio Jardim de Mônaco, por exemplo, que queiram acessar o Terminal Metropolitano, encontrarão mais facilidade. Esta é mais uma ação que faz parte dos trabalhos para diminuição dos acidentes de trânsito em Hortolândia. O objetivo sempre é evitar vítimas", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

MAIO AMARELO

Além do início de instalação deste novo semáforo, a Prefeitura já realizou a primeira etapa de distribuição de folhetos informativos para motoristas nas principais vias da cidade, ação que permanece, semanalmente, até 31 de maio. A Prefeitura realiza diversas ações neste mês para proteger e conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito. Já foi concluída a ligação dos semáforos para automóveis e pedestres, nos sentidos Sumaré e Centro, da avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila São Pedro, em frente ao IFSP.

O trabalho prossegue com a "Ação Bar" para orientar motoristas em alguns bares da cidade na sexta-feira (06/05); o passeio ciclístico "Vem de Bike", no Parque Socioambiental Chico Mendes, no dia 15; e o  4º Seminário de Segurança Viária, dia 31. "Estas ações estão intensificadas no 'Maio Amarelo' mas, além de ser realizadas desde 2017, com a criação da Secretaria de Mobilidade Urbana, acontecem, para salvar vidas todos os dias, em todas as regiões da cidade de diferentes maneiras", comenta Pereira.

SEGURANÇA VIÁRIA

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, o número de acidentes nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade caiu mais da metade na comparação de 2017, ano de criação da secretaria, com 2021. A avenida Santana (Jd. Amanda) registrou 63 acidentes em 2017 enquanto em 2021 foram 32. Já na avenida Olívio Franceschini (Região Central), foram 39 acidentes em 2017 e, no ano passado, foram registrados 18. A avenida Brasil (Jd. Amanda) registrou 38 acidentes em 2017 e 16 em 2021.

Já na avenida da Emancipação (Região do Jd. Santa Clara do Lago), foram 43 em 2017 e  8 em 2021. Na avenida São Francisco de Assis (Região do Jd. Nova Hortolândia) foram 23 acidentes em 2017 e, em 2021, 6 registros. A avenida Anhanguera (Região do Jd. Nova Hortolândia)  também registrou queda. Foram 8 acidentes em 2017 e 6 em 2021. A rua Osvaldo Ribeiro Carrilho (Jd. Minda) teve 6 acidentes em 2017 e 5 em 2021.