Procon de Hortolândia dá dicas para garantir a segurança do consumidor nas compras do "Dia das Mães"

Procon de Hortolândia  dá dicas para garantir a segurança do consumidor nas compras do "Dia das Mães"

Órgão vinculado à Prefeitura orienta população na data comemorativa mais movimentada no comércio

O  consumidor que for aproveitar este final de semana para as compras do "Dia das Mães", comemorado no  dia 8 de maio,  deve ficar atento às dicas do Procon de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, para garantir que tudo dê certo  na hora de adquirir o presente da mamãe, já que a data é uma das que mais costumam movimentar o comércio. De acordo com o órgão, o direito do consumidor prevalece em produtos obtidos de maneira on-line e em lojas físicas.

"Buscar informações sobre o fabricante do produto que será comprado é essencial, nas duas maneiras de comprar. Pesquisar  sobre a qualidade do serviço de atendimento ao cliente, a rede de assistência técnica autorizada, a existência de reclamações registradas nos Procons também são fundamentais no ato da compra. Caso o produto comprado apresente problemas na fabricação, os prazos de reclamação são de 30 dias para produtos não duráveis, como, por exemplo, alimentos e flores e 90 dias no caso de produtos duráveis, como eletrodomésticos, roupas e perfumaria", explica a diretora do Procon em Hortolândia, Ana Paula Portugal Ferreira.

Segundo o Procon, na compra de qualquer produto, a nota ou cupom fiscal deve ser entregue ao consumidor. No caso de produtos de tecnologia, eletrodomésticos e eletrônicos, eles devem contar com manual de instrução e termo de garantia e devem ser entregues em língua portuguesa. "É importante a exigência destes itens e a verificação se eles estão incluídos no ato da compra do produto", comenta Ana Paula.

COMPRAS ONLINE

Se a compra for realizada de maneira digital, que não seja na loja física, o consumidor pode se arrepender da compra no prazo de 7 dias após o recebimento do produto, mas deve guardar a nota fiscal da compra e manter o produto nas mesmas condições em que recebeu. No comércio eletrônico, o comprador deve se atentar ao prazo de entrega e o fornecedor garantir a chegada do produto no tempo exato. Ter em mãos prints das ofertas, dos prazos, dos valores e do preço do frete também são essenciais para eventuais reclamações.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.