Lian Gong comemora 17 anos em Hortolândia, oferecendo mais qualidade de vida à população

Atividade foi retomada no município e atualmente atende cerca de 400 pessoas; meta é triplicar o número de participantes com a inclusão de grupos nas unidades de saúde

A prática da ginástica chinesa Lian Gong em Hortolândia comemora 17 anos em 2022. Oferecida gratuitamente pela Prefeitura, o exercício vem ajudando centenas de pessoas a viverem com mais saúde e disposição.
De acordo com o fisioterapeuta, instrutor de Lian Gong e servidor municipal, Alfredo Wagner da Conceição, as aulas foram retomadas recentemente após a paralisação dos trabalhos por conta da pandemia da Covid-19. Segundo Conceição, atualmente cerca de 400 pessoas participam ativamente das aulas. Ele explica que, com a retomada dos grupos nas Unidades Básicas de Saúde, esse número deve ser triplicado. “Antes da pandemia tínhamos cerca de 1.400 praticantes. Por ser uma atividade física e que reunia muitas pessoas, tivemos que suspender as aulas por conta das medidas de proteção e distanciamento social que a pandemia impôs. Com a flexibilização, retomamos as aulas e gradativamente estamos avançando. Em breve, esperamos atingir o estágio que estávamos antes da pandemia”, explicou o fisioterapeuta.
Atualmente, um dos locais que recebe as aulas de Lian Gong é o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro. A cada semana, a coordenação do CCMI vem registrando a participação crescente no número de idosos participantes. “O Lian Gong é uma das atividades oferecidas pelo nosso Centro de Convivência da Melhor Idade e graças a flexibilização foi possível retomar as atividades. As aulas de Lian Gong, que é uma das preferidas dos idosos, vem crescendo gradativamente o número de participantes. Iniciamos as aulas em nosso salão e hoje já passamos as aulas para a quadra. Gradativamente, eles vão criando mais confiança e com isso, a participação só tem aumentado, o que é muito importante para eles, que estão se exercitando e conquistando mais qualidade de vida”, destacou a coordenadora do CCMI Fernanda Fadiga.
Para Conceição, o grande objetivo do Lian Gong é melhorar a cada ano e atender o maior número de pessoas possível. “Quando iniciamos, nosso objetivo era diminuir a fila de espera da fisioterapia. Hoje temos um grande número de pessoas que acreditam nesta prática saudável para uma vida melhor. O Lian Gong vem ajudando muito as pessoas a ter uma vida mais saudável”, afirmou o fisioterapeuta.
No Centro de Convivência da Melhor Idade os encontros acontecem semanalmente. A meta para esse ano é retomar os grupos nas unidades de saúde, como também aulas em parques e praças. Com apoio de profissionais das áreas de saúde e esportes, os adeptos do Lian Gong realizam movimentos corporais que auxiliam no tratamento e prevenção de doenças osteomusculares, reumatismos e problemas respiratórios.
Dividida em três etapas, cada uma com 18 movimentos diferentes, a terapia possui exercícios baseados nas artes marciais. São movimentos lentos, indicados para pessoas de todas as idades. “A partir do momento que realizarmos a retomada nas unidades de saúde os pacientes serão avisados para que os grupos possam ser formados”, finalizou.