Prefeitura implanta Sistema Educacional que disponibiliza acesso remoto ao diário de classe do aluno em Hortolândia

Sistema em implantação pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia será compartilhado com toda a comunidade escolar

Em breve, do computador de casa ou mesmo do celular, o pai, a mãe ou o responsável pelo aluno matriculado em alguma unidade da rede municipal de ensino de Hortolândia poderá acompanhar a frequência do estudante, esteja ele na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ou mesmo na EJA (Educação de Jovens e Adultos). Isso será possível graças ao Sistema Educacional em implantação pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. O software (programa de computador), criado por empresa contratada pela Prefeitura de Hortolândia, está em fase de testes, sendo monitorado pelo Departamento de Ciência e Tecnologia. Após ser passado aos gestores, será compartilhado com a comunidade escolar, sendo necessário ter login e senha para se tornar usuário.

Além do diário de classe virtual, entre as facilidades a serem disponibilizadas à comunidade escolar estão salas de reunião online e o sistema de atribuição de classe/aulas aos professores municipais. O currículo próprio da educação do Município também estará disponível lá, para que os profissionais da educação acessem e utilizem todo o conteúdo produzido por eles mesmos. “Uma das vantagens do sistema é que o pai ou responsável poderá acompanhar a frequência do seu filho de maneira virtual. Mas o sistema ainda oferece uma base de conteúdos pedagógicos de acordo com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum) disponível”, esclarece a diretora de Ciência e Tecnologia, Jane Aparecida Nery de Carvalho.

Segundo a diretora, o sistema educacional, lançado oficialmente no último dia 12 deste mês, atenderá às necessidades de todas as áreas da secretaria de Educação Ciência e Tecnologia. O projeto é de responsabilidade da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, vinculado ao gabinete do secretário-adjunto, Renato Muccillo, porém a equipe gestora de cada unidade escolar ficará responsável pela gestão individual da plataforma, relativa à sua escola.