Hortolândia tem aulas de ginástica rítmica, gratuitas, em quatro espaços esportivos da cidade

Ação faz parte do projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura

As aulas do Projeto Escolinhas Esportivas da Prefeitura de Hortolândia oferecem a prática esportiva, de diversas modalidades, gratuitamente para a população. É possível participar das aulas de ginástica rítmica no Ginásio Poliesportivo Victor Savala, no Jardim Nossa Senhora e em outros três espaços localizados em diferentes regiões da cidade (ver locais e telefones abaixo). Crianças dos 4 aos 12 anos de idade podem se inscrever. A ginástica rítmica é tradicional em Hortolândia e, a cada dia, o esporte evolui e recebe mais praticantes. É o caso de Maria Cecília Granado, de 10 anos de idade. "A ginástica rítmica é o esporte que mais gosto. Sonho em ser uma atleta olímpica da modalidade. Comecei aos seis anos de idade e não parei mais. Não falto em nenhuma aula e vou continuar praticando as atividades", comenta a estudante, moradora do Jardim Novo Ângulo.

As inscrições podem ser realizadas pelo telefone ou presencialmente nos espaços. Outras informações devem ser obtidas pelo telefone (19) 39651400, no ramal 7409, da Secretaria de Esportes da Prefeitura. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

"A ginástica rítmica contribui de diversas formas para o desenvolvimento dos praticantes da atividade. Melhora a coordenação motora, a flexibilidade, o ritmo do corpo, além da disciplina nestas crianças que estão em formação. Temos também a equipe de alto rendimento que disputa as competições", explica a treinadora da equipe e professora do projeto Escolinhas Esportivas, Izabele Scheffer

EVOLUÇÃO DO ESPORTE EM HORTOLÂNDIA

A modalidade de Ginástica Rítmica foi implantada nas Escolinhas Esportivas da Prefeitura em 2005.  A Ginástica Rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais, combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados em harmonia com a música e coordenados com aparelhos próprios desta modalidade olímpica: corda, arco, bola, maças e a fita. As competições são realizadas sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 segundos para as provas de conjunto.

Ginásio Poliesportivo Victor Savalla

Endereço: Rua Aguinaldo Gomes Cardoso, nº 500, Jardim Nossa Senhora de Fátima, nas dependências do Parque Socioambiental Dorothy Stang.

Academia Municipal Prof. Jaime Pereira

Endereço: Rua Benedito Manduca de Souza, 85, Remanso Campineiro

Estação Cidadania de Esportes

Entre as ruas João Guimarães Rosa e Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom do Jardim Amanda. Basta ir ao local.

Tel: 19 99625-5013

Complexo Esportivo Gino Bernardini, localizado ao lado do campo de futebol no Jardim Rosolém