Procon de Hortolândia orienta consumidor na hora de comprar Ovos de Páscoa

Órgão da Prefeitura recebe denúncias da população de maneira online e presencial

Celebrada no próximo domingo (17/04), a Páscoa, costumeiramente, é comemorada com o consumo de tradicionais alimentos que já fazem parte do cardápio da festa como, por exemplo, os tão desejados, por crianças e adultos, ovos de Páscoa. De acordo com o Procon de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura, nos últimos anos, as empresas apostaram nas vendas pelo comércio on-line, delivery e pelo aplicativo WhatsApp. Além destas opções, com o aumento da vacinação contra o Coronavírus e a retomada das atividades comerciais, as compras presenciais também estarão em alta. De uma forma ou de outra, o consumidor deve continuar com atenção na hora de comprar os alimentos para passar a Páscoa em harmonia.

Segundo o órgão, é importante os consumidores observarem as especificações do produto. Verificar a procedência, a validade, o peso e estar atento aos componentes que o produto, principalmente os alimentícios, oferecem. Ovos de Páscoa com temas infantis devem possuir o selo do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) além da obrigatoriedade da recomendação de faixa etária. Regras que também são aplicadas aos produtos artesanais.

"Estas são as informações mais importantes que o consumidor deve estar atento no momento da compra destes produtos. Pra quem faz a compra física, é mais fácil observar. Ao manusear o produto, facilita a percepção se há algum dano. Quem optar pela compra online, também terá seus direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor", explica Ana Paula Portugal, diretora do órgão.

DIREITOS TAMBÉM PARA QUEM EFETUA COMPRAS ON-LINE

De acordo com o Procon, se a compra for realizada de maneira digital, que não seja na loja física, o consumidor pode se "arrepender" da compra no prazo de 7 dias após o recebimento do produto, mas deve guardar a nota fiscal da compra e manter o produto nas mesmas condições em que recebeu. No comércio eletrônico, o comprador deve se atentar ao prazo de entrega e o fornecedor garantir a chegada do produto no tempo exato. Ter em mãos prints das ofertas, dos prazos, dos valores e do preço do frete também são essenciais para eventuais reclamações.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Denúncias podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.