Jovens comissários do Projeto Decolar visitam o Museu da TAM

Visita faz parte das aulas do curso da Prefeitura que forma profissionais para o setor de aviação

Cerca de 70 alunos, entre 14 e 23 anos, que cursam a oficina de Jovem Comissário, realizada pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social da Prefeitura de Hortolândia, visitaram o Museu da TAM, em São Carlos (SP). Realizada nos dias três e quatro deste mês, a visita foi a primeira feita com o Projeto Decolar, que, além das aulas teóricas, pretende oferecer vivências práticas como esta, para capacitar profissionais da área de aviação.

A próxima está prevista para novembro e deve levar os aprendizes ao Aeroclube dos Amarais, em Campinas, onde acontecem os voos de instrução dos pilotos. Segundo a comissária de bordo e instrutora do curso, Taiane Garcia, o objetivo é que os jovens tenham a oportunidade de ver, fora da sala de aula, como são as primeiras horas de voo dos comandantes, conheçam aeronaves de menor porte, saibam como funcionam e que importância tem os monomotores.

O curso de Jovem Comissário é gratuito, dura quatro meses e deve se encerrar em dezembro. As aulas funcionam no Projeto Decolar, localizado na Avenida Marginal, 435, Jardim Girassol, próximo à empresa Polimec.

Nas “Asas de um sonho”

Segundo Taiane, a visita ao Museu da TAM, conhecido como “Asas de um sonho”, foi muito enriquecedora, porque os alunos, além de verem réplicas de aeronaves como o 14 Bis, de Santos Dumont, puderam conhecer histórias importantes que marcaram a aviação civil.

Após três horas de viagem até São Carlos, os jovens comissários de Hortolândia puderam ter o primeiro contato direto com um avião. “Dava para ver o brilho nos olhos deles”, afirma Taiane. De acordo com ela, oportunidades assim trazem motivação e realidade para as aulas.

“Lá, puderam também ver na prática como é o trabalho do comissário de bordo, como é a cozinha, porque existe uma lanterna no assento do comissário, onde ficam os toaletes e as saídas de emergência e como são os procedimentos numa situação emergencial”, destaca.