Prefeitura comemora Dia do Surdo (26/09) com apresentação de músicas em Libras

Programação também prevê palestra sobre o tema

“Somos todos iguais com pequenas diferenças”. Eis o tema que norteia a programação da Secretaria de Educação da Prefeitura de Hortolândia para celebrar o Dia Nacional do Surdo, que acontece hoje (26/09). Além de palestra sobre a história da educação do surdo no Brasil, haverá apresentações de várias músicas em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Nos meses de setembro e outubro, educadores da rede pública municipal fazem o segundo módulo do curso de formação sobre Libras.

No Brasil, a data é celebrada no dia de hoje para lembrar a inauguração da primeira escola para surdos. De acordo com o Censo Demográfico de 2010, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem 11.288 pessoas com algum tipo de deficiência em Hortolândia, sendo 377 com deficiência auditiva.

Promovido pelo Projovem Urbano (Programa Nacional de Inclusão de Jovens), o evento acontece das 19h39 às 22h no auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Boa Esperança, localizada na Rua Canário, 400. O Projovem Urbano é um programa iniciado em 2008, que procura oferecer a jovens de 18 a 25 anos a oportunidade de cursar o ensino fundamental na rede pública. Em 2012, há 110 jovens matriculados.

Além dos inscritos no Projovem foram convidados para as apresentações 300 alunos do programa EJA (Educação para Jovens e Adultos) e das redes públicas municipal e estadual de Hortolândia e Sumaré.

Confira abaixo a programação:

1. Abertura com a secretária de Educação de Hortolândia, Sandra Fagundes Freire

2. Grupo de dança “Ritmo do Silêncio”, com o professor Édison Trindade, tradutor e intérprete de Libras

3. Apresentação da música “Pai nosso em libras”, com os alunos do Projovem da Emef Boa Esperança

4. Apresentação do “Fantasma da ópera”, com os alunos da escola Dom Jayme, de Sumaré

5. Apresentação de ginástica rítmica, com a aluna Thalyta Fernanda de Souza, da escola Eliseu Marson

6. Apresentação da aluna  surda Karen, da escola Sônia Maschio Baptista

7. Apresentação da música “Happy Day” em  libras, com os alunos do Projovem do Caic

8. Apresentação de dança “Amar sem preconceito”, com os alunos das escolas Dom Jayme e Prof. Eliseu Marson

9. Palestra sobre “História da educação do surdo no Brasil”, com o professor Édison Trindade, incluindo dinâmica, homenagem e testemunho de surdos

10. Premiação da equipe do Projovem

11. Encerramento com o professor Édison Trindade