Empreendedorismo é tema de palestra na Câmara Municipal

Programação de setembro inclui também minicurso sobre Motivação e trabalho em equipe

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Casa do Empreendedor, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, promove nesta quarta-feira (12/09), palestra gratuita sobre “Empreendedorismo”. Será às 19h, na Câmara Municipal, na Rua Sebastião Custódio de Oliveira, 20, no Remanso Campineiro.

O palestrante, Miguel Arantes, é vice-diretor do INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação). Formado em Administração, tem mestrado na área pela Unibero (Universidade Ibero-americana) e em Gerontologia Social pela PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).

O auditório da Câmara Municipal de Hortolândia tem capacidade para cerca de cem pessoas. Não é necessário fazer inscrição.

Seis passos do empreendedor

“A palestra visa a desmistificar a questão do chamado empreendedorismo. Fala-se demais nele, mas não se diz os passos a seguir”, afirma o vice-reitor. Segundo Arantes, diante da quantidade de taxas e impostos a pagar, de instabilidades econômicas e da competitividade a enfrentar, é fundamental que o empreendedor se prepare, inclusive psicologicamente, uma vez que a pressão pode estar não apenas no ambiente de negócios, mas dentro da própria casa.

Na palestra, dentre outros aspectos, pretende ressaltar o Brasil como país de pequenos e médios empreendimentos e apontar os seis passos que caracterizam o empreendedorismo:

1. Criar algo novo (seja um produto, um serviço, uma embalagem, por exemplo);

2. Criar produto ou serviço que tenha percepção de valor por parte do público consumidor;

3. Dedicar tempo e esforço ao empreendimento (é fundamental dedicação e persistência);

4. Assumir risco financeiro (o que é minimizado com planejamento e a montagem de um plano de negócios);

5. Estar preparado para assumir riscos psicológicos (tomada de decisões, pressão dentro de casa e no próprio negócio, por exemplo) e

6. Alcançar o sucesso, obtendo duas importantes recompensas: a econômica e a pessoal, isto, é a satisfação de fazer algo deu certo.

Minicurso ainda tem vagas abertas

Também neste mês, a Casa do Empreendedor, em parceria com a Etec (Escola Técnica Estadual), a antiga Escola Magalhães Teixeira, realiza o minicurso “Motivação e Trabalho em equipe”.

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo telefone 3897.5074, pelo email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou na própria Casa do Empreendedor, na Rua Sete de Setembro, 251, no Parque Ortolândia. Há 40 vagas disponíveis.

O minicurso será na quinta-feira, dia 20 de setembro, das 18h30 às 21h30, na sala 15 Etec, na Rua Capitão Lourival Mey, 750, no Jardim Santana. Voltado para empreendedores, será ministrado pela bacharel em Ciências Contábeis Juliana Perna Farias, palestrante motivacional e treinadora comportamental.

“A motivação é o elemento básico para que o empreendedor possa tocar seu negócio”, afirma Fabiana Tavares, coordenadora da Casa do Empreendedor. “E, para gerar resultado positivo, é preciso saber trabalhar em equipe, mesmo que seja uma equipe reduzida.”