Qualifica Hortolândia capacita 180 alunos em dois cursos profissionalizantes gratuitos

Aula inaugural marca o início das aulas este ano

“O jovem e o mundo do trabalho”. Este é o tema da aula inaugural desta quinta-feira (23/08), que marca o início das atividades do programa Qualifica Hortolândia. A aula começa às 19h e será ministrada pelo diretor do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, Felipe Amaro dos Santos Neto, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Parque Pinheiros, localizada na Rua Fabiano Pinheiro da Silva, 100, no Jardim Santana.

Lançado no início de julho deste ano pela Prefeitura, o programa é desenvolvido em parceira com o Instituto Educação e a Fundação Roberto Marinho. O objetivo do Qualifica Hortolândia é proporcionar ao estudante do ensino básico acesso à educação profissional, em cursos gratuitos, tornando-o apto a responder à demanda profissional compatível com a realidade local. O programa oferece material didático e metodologia telessala, com uso de vídeos educativos, semelhante à usada nos Telecursos.

Representantes da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, do Instituto Educação e da Fundação Roberto Marinho estarão presentes ao evento, para o qual foram convidados todos os 180 alunos inscritos, seus familiares e amigos.

Neste primeiro semestre, seis turmas com 30 alunos em cada uma foram abertas para os dois cursos oferecidos: “Assistente Administrativo com Assistente de Departamento Pessoal” e “Auxiliar de Logística e Transporte com Auxiliar de Compras”. As aulas começaram no dia 13/08 e devem terminar em 21/12. Acontecem apenas no período noturno, das 19h às 22h em três unidades de ensino, na Emef Jardim Nova Hortolândia, na Emef Pinheiros e na Emef Jardim Amanda I (Caic).

Segundo Felipe Amaro Neto, dada a grande procura pelos cursos, houve uma ampliação no número de vagas de 240 para 360, 180 das quais foram preenchidas agora e as outras 180 no primeiro semestre de 2013. Os selecionados fizeram cadastro no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e passaram por entrevista com técnicos da Secretaria de Inclusão.

A maioria dos inscritos é de adultos de 18 anos ou mais, de ambos os sexos (com certa predominância feminina), que buscam qualificação para ingressar no mundo do trabalho ou que já estão no mercado, mas pretendem se recolocar profissionalmente.

É o caso de Brenda Ramos da Silva, funcionária pública de 18 anos, matriculada no curso de “Assistente Administrativo com Assistente de Departamento Pessoal”. Após o início das atividades, já pensa em mudar de foco e trocar o sonho de cursar Fisioterapia pelas aulas de Administração de Empresas.   “Eu já tinha experiência na área administrativa, mas não tinha feito o curso, porque não tinha tempo nem achado onde fazer. Achei que seria mais lousa, mas é muito dinâmico, diferente a cada dia”, comenta empolgada. “Estou adorando, porque aprendo aspectos diferentes, ligando a administração ao meio ambiente e à reciclagem, por exemplo.”

Na cerimônia de lançamento do evento, em julho deste ano, o prefeito Angelo Perugini destacou que o Qualifica Hortolândia consolida a nova política pública de inclusão social, realizada pela Prefeitura desde 2005, que prioriza a formação das pessoas para o mercado de trabalho.

Na mesma ocasião, o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes, apontou o Qualifica Hortolândia como uma das ações inovadoras da Prefeitura para a inclusão de jovens no mercado de trabalho. “Trabalhamos para que as pessoas sejam protagonistas, desenvolvam habilidades, dons, talentos. Investimos na formação para que o hortolandense tenha condições de ocupar cargos executivos nas empresas que estão em Hortolândia”, disse.

Evento: Aula Inaugural do programa Qualifica Hortolândia

Data: 23/08/2012 (quinta-feira)