Construção do viaduto sobre linha férrea na Vila Real inicia em janeiro de 2023, afirma Rumo

Prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, se reuniu com o vice-presidente da Rumo Logística e novo cronograma de obras foi apresentado; viaduto será entregue em 2024

Em busca de acelerar a execução de importantes obras de mobilidade urbana em Hortolândia, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes se reuniu nesta quinta-feira (17/03), em São Paulo, com o vice-presidente da Rumo Logística, Guilherme Penin, para tratar sobre a construção do viaduto sobre a estrada de ferro que ligará as avenidas São Francisco (Vila Real) à avenida Santana (Jardim Amanda). Estiveram presentes os secretários municipais Carlos Augusto César, o Cafú (Governo), Carlos Roberto Pratavieira Júnior (Planejamento Urbano e Gestão Estratégica), Atílio André Pereira (Mobilidade Urbana) e Sérgio Torrecilas (Obras).

Durante o encontro, Penin assegurou ao prefeito hortolandense que as obras de construção do viaduto começam em janeiro de 2023, com o compromisso de entregar a obra no primeiro semestre de 2024.
Para o prefeito é fundamental que a Rumo Logística, que vem realizando a duplicação da malha ferroviária no município, honre com os compromissos acordados com Hortolândia e cumpra o cronograma de obras do futuro viaduto, que garantirá maior fluidez na mobilidade urbana e segurança aos motoristas e pedestres. “Nesta semana, tivemos mais um acidente. Um veículo foi arrastado por uma composição da Rumo Logística. Graças à Deus, não houve vítimas fatais, mas essa é uma situação que vem se repetindo e que não podemos mais tolerar. Agradeço a recepção do vice-presidente Penin e esperamos que esse novo cronograma apresentado seja cumprido em benefício da nossa população”, destacou Zezé Gomes.

A construção do viaduto sobre a estrada de ferro vem se arrastando há anos no município e o prefeito lembrou que tudo que coube a Prefeitura para agilizar o processo já foi realizado. “Há quatro anos foi anunciado a parceria que garantiria a obra do viaduto sobre a linha férrea ligando a avenida São Francisco (Vila Real) a avenida Santana (Jardim Amanda). Recentemente, junto com os prefeitos de Sumaré e Nova Odessa, com apoio de deputados, somamos forças e cobramos apoio do Governo Federal para apresentação de um cronograma. Com esse novo posicionamento da Rumo Logística, ficaremos de olho para o cumprimento dos prazos e efetiva construção”, destacou Zezé Gomes.

O viaduto aguardado por Hortolândia faz parte do pacote de investimentos propostos pela Rumo ao Governo Federal para garantir a renovação antecipada do contrato de concessão da malha ferroviária paulista por mais 30 anos. O contrato original venceria em 2028. Em maio de 2020, Rumo e Governo Federal assinaram o novo contrato de concessão, que vai até 2058, mediante uma série de contrapartidas que injetarão recursos privados na ampliação da capacidade de transporte, em melhorias urbanas, com a promessa de geração de empregos.

Quando a concessionária anunciou a parceria com a Prefeitura de Hortolândia para construir o viaduto, em 2018, o município seria o primeiro da lista a receber as obras.

MAIS OBRAS

Outro ponto discutido durante a reunião com representantes da Rumo Logística foi a obra de duplicação da passagem de nível, sob a ferrovia, na avenida Panaíno e que integra as ações municipais previstas no Superviário, que segue avançando, superando a marca de 60% das obras concluídas.

De acordo com o vice-presidente da Rumo Logística, Guilherme Penin, até o fim do mês, será apresentado o cronograma para a duplicação da passagem de nível. “As obras do Superviário seguem num ritmo excelente e a duplicação da passagem de nível, ação de responsabilidade da Rumo, é fundamental para que possamos concluir esse entroncamento. Vamos aguardar o cronograma, que sem dúvida, será um importante avanço”, finalizou o prefeito Zezé Gomes.

O Superviário será o maior complexo de ruas e avenidas construído em Hortolândia, com mais de 5km desde a Região Central até a avenida Panaíno, próximo da Ponte da Esperança (estaiada).