Prefeitura abre inscrições para curso de camareira em parceria com o Senac

O curso é gratuito e pretende formar mão de obra para atuar nos cinco hotéis de Hortolândia

Estão abertas as inscrições para o curso de camareira(o) oferecido pela Prefeitura de Hortolândia, em parceria com o Senac Campinas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Há 30 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20/08 (ou enquanto houver vagas) no CTS (Centro de Tecnologia Social), localizado na Rodovia SP-101, km 13,5, Terra Preta. Os telefones para informação são (19) 3887-1173 e (19) 3965-1400 Ramal  8215.

O curso, de 160 horas/aula, se estende até novembro e pretende formar profissionais do ramo hoteleiro que já atuam como camareiras (os), mas necessitam de capacitação específica, bem como os interessados em ingressar no ramo. Esta é a quarta turma aberta desde 2009. As aulas acontecem às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 12h.

Felipe Amaro Neto, diretor do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, explica que a realização de eventos esportivos de grande porte no País nos próximos anos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, aliada à mudança de perfil do município gerou um aumento na demanda por formação de mão de obra para o setor hoteleiro. Lembra que, além dos três hotéis em funcionamento atualmente, há dois em construção.

“Há dois anos, Hortolândia era conhecida como cidade dormitório e hoje esse perfil mudou. Há os que moram e trabalham aqui. Criou-se a necessidade de atender à demanda local, de capacitar esta mão de obra que acaba até suprindo também a demanda de Campinas”, explica.

Segundo ele, os altos salários são um dos atrativos do setor hoteleiro na região. “Cem por cento dos que fazem o curso estão trabalhando na área”, revela. “A importância do curso está também no fato de que Hortolândia procura conciliar o desenvolvimento econômico e o desenvolvimento social e isso faz com que a cidade seja protagonista de todo esse crescimento e desenvolvimento”, assinala o diretor.

Inscrições

Os interessados no curso precisam ter no mínimo 18 anos e ensino fundamental incompleto. No ato de inscrição, é preciso apresentar cópia de cinco documentos: CPF, RG, histórico escolar (ou declaração sobre situação escolar), comprovante de residência e carteira de trabalho (página com foto, qualificação civil e do último contrato de trabalho) ou holerite, caso esteja empregado.

Dentre os temas abordados no curso estão tipologia e estrutura organizacional dos meios de hospedagem, atribuições e perfil da(o) camareira(o), técnicas de limpeza, higienização, arrumação, vistoria e reposição dos materiais das unidades habitacionais, relacionamento interpessoal, saúde e segurança do trabalhador.