"Dia do Consumidor": Procon de Hortolândia dá dicas para aproveitar com segurança as promoções

Órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura dá dicas para clientes não caírem em falsos descontos

O dia 15 de março é conhecido como o "Dia do Consumidor". Criada em 1962, nos Estados Unidos, a data começou a ser comemorada no Brasil em 2014 e, assim como lá, o comércio local costuma realizar diversas promoções e descontos em diferentes itens durante a semana. De acordo com o Procon, órgão vinculado à Prefeitura de Hortolândia, que cuida dos direitos do consumidor na cidade, muitas pessoas aguardam esta semana para comprar produtos com preços mais acessíveis Porém, todo cuidado deve ser tomado para que a semana de ofertas não se transforme em um "pesadelo" aos clientes.

"Assim como ocorre com a Black Friday, comemorada em novembro, nesta semana do consumidor, é importante fazer pesquisas sobre o produto e o preço para saber a veracidade da oferta proposta pela loja.  Os principais diferenciais apontados pelo comércio nesta semana é a promessa de frete grátis na compra, condições de pagamento especiais, pontos extras em programas de fidelidade, seguros ou garantias gratuitas", explica a diretora do órgão, Ana Paula Portugal.

De acordo com o Procon, a dica mais importante para não cair em falsas promessas é se atentar aos preços e suas diferenciações a depender da forma de pagamento, o que é permitido por lei. "Observem também o prazo do frete. Com o aumento da demanda, o prazo para entrega pode ser mais longo, portanto, o comércio deve cumprir o prazo de entrega prometido na compra do produto. A empresa deve cumprir as ofertas, mas  o consumidor deve provar o que foi ofertado com fotos, prints, e comprovantes", explica Ana Paula.

Contato do Procon Hortolândia

O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

FALE COM O PROCON

Telefones: (19) 3965-1400 ramais 7034/7035 e (19) 3819-1024