Hortolândia comemora Dia da Mulher com palestras e exames nas unidades especializadas e UBSs

Ações serão realizadas ao longo desta semana em órgãos especializados de saúde e nas unidades básicas

A Prefeitura de Hortolândia comemora o Dia Internacional da Mulher com uma programação de atividades nessa semana para a população feminina. A fim de evitar aglomeração em virtude da pandemia, as ações serão voltadas para pacientes com consultas e exames já previamente agendados.

A programação começa nesta terça-feira (08/03) no CAISM (Centro de Atenção Integrada à Saúde da Mulher), localizado no Residencial Green Park. O órgão, em parceria com o CEI (Centro Especializado em Infectologia),  promove às 8h, uma sessão de vídeo, seguida de roda de conversa. Será exibido o curta-metragem de animação estrangeiro “Um Sonho Impossível? (A Possible Dream?)”, que mostra a rotina da mulher que trabalha fora e tem que se desdobrar para cuidar da família e dos afazeres domésticos. Após o vídeo, as mulheres compartilharão suas histórias e experiência com base no tema do vídeo.

“O curta-metragem aborda esse padrão social que é ensinado de geração à geração ainda hoje na sociedade. A partir da pergunta proposta pelo curta, a ideia é estimular a reflexão das mulheres que sonham em estudar, serem mais independentes e romper com esse padrão. Essa mudança pode começar dentro da própria casa”, salienta a psicóloga do CEI, Sandra Bulhões, que fará a mediação da roda de conversa.

Em seguida, às 8h30, haverá a palestra “Mulher que se ama é mulher que se cuida”, que abordará orientações gerais de saúde para a mulher. “Vamos também focar em cuidados e prevenção contra o câncer de colo de útero. Este mês é a campanha ‘Março Lilás’ de orientação e conscientização sobre essa doença”, explica a coordenadora técnica de enfermagem do CAISM, Talita Gabrielle Herculano, que ministrará a palestra.

Depois, as mulheres farão uma dinâmica na qual vão escrever sobre as alegrias e as dificuldades de ser mulher. Os textos escritos serão expostos em um painel no CAISM.

A programação no CAISM continua na quinta-feira (10/03). Durante a manhã haverá distribuição de material informativo sobre alimentação saudável, preparado pela nutricionista do órgão, Vilma Maria Ricci. Depois, às 13h, haverá uma aula de ginástica com a preparadora física convidada Juliana Machado Mafra Mendes. Já na sexta-feira (11/03), às 10h, será ministrada uma aula de quick massage com a fisioterapia convidada Ana Paula Macedo.

CEI

O CEI (antigo Amdah –Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), localizado na Vila Real, também promoverá uma atividade em comemoração ao Dia da Mulher. Na quarta-feira (09/03), o órgão realizará mais uma sessão de exibição de curtas-metragens de animação, seguida de bate-papo. Serão exibidos “Um Sonho Impossível? (A Possible Dream?)” e o curta-metragem brasileiro “Vida Maria”, cuja protagonista é uma menina de 5 anos, Maria José, moradora no sertão nordestino, que larga os estudos para trabalhar.

PAPANICOLAU NAS UBSs

A partir desta terça-feira (08/03), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) farão um “Dia D” de exames Papanicolau para a detecção de ISTs (Infeções Sexualmente Transmissíveis). Os exames já foram previamente agendados.

Também a partir da terça-feira, o CEM (Centro de Especialidades Médicas), localizado no Green Park, fará 350 exames de ultrassonografia (transvaginal e de mama) também já previamente agendados.