Qualifica Hortolândia vai preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho

Prefeitura lança projeto nesta quarta-feira em parceria com o Instituto Educação e a Fundação Roberto Marinho

O prefeito Angelo Perugini lança, nesta quarta-feira (04/07), o Programa Qualifica Hortolândia, uma parceria da Prefeitura com o Instituto Educação e a Fundação Roberto Marinho. O objetivo do programa é investir na qualificação profissional de jovens e adultos.

O evento será na Câmara de Vereadores, localizada na Rua Sebastião Custódio de Oliveira, nº 20, bairro Remanso Campineiro, a partir das 16h. Entre os convidados estão a diretora executiva do Instituto Educação, Claudia Bueri, e o coordenador institucional da Franquia Social da Fundação Roberto Marinho, Marcelo Bentes.

Inicialmente, o programa atenderá 240 estudantes com os cursos de Assistente Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Logística de Transporte e Auxiliar de Logística de Compras. As inscrições para o Programa serão abertas no início de agosto, quando os interessados deverão procurar o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

O objetivo do Qualifica Hortolândia é promover o acesso à educação profissional ao estudante do ensino básico, tornando-o apto a responder à demanda profissional de acordo com a realidade local. O programa oferece material didático e metodologia telessala.

“Este programa é o guarda-chuva de várias formações que ocorrerão em Hortolândia a partir de agora até o final deste ano. O desenvolvimento econômico e social passa pela formação das pessoas”, observa o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes.

O secretário destaca que Hortolândia realiza políticas públicas que preparam as pessoas para o mercado de trabalho, com formação em diversas áreas. Desde 2005, mais de 50 mil pessoas participaram dos cursos gratuitos de qualificação profissional promovidos pela Prefeitura com foco na colocação e recolocação das pessoas no mercado de trabalho.

“Desenvolvemos ações que colocam em prática o conceito de empoderamento social dos nossos jovens, descobrindo suas potencialidades a partir da oferta de formação e qualificação para o mercado de trabalho, conforme a demanda local. Trabalhamos para acabar com o mito de que em nossa cidade falta mão de obra qualificada”, disse o secretário.

Os cursos do Qualifica Hortolândia são elaborados a partir de uma ampla pesquisa sobre o atual cenário de demandas de qualificação profissional no Brasil e adequados às orientações que constam na CBO (Classificação Brasileira de Ocupações). Para implementar o programa, a Prefeitura contará com parceiros do terceiro setor, de empresas e da sociedade civil em geral.

PRIORIDADE

A qualificação profissional dos trabalhadores é uma das prioridades do prefeito Angelo Perugini. Ao mesmo tempo em que trabalha para aumentar o número de indústrias, comércio e prestadores de serviço na cidade, o prefeito prepara os moradores para ocupar as vagas de emprego geradas pelo crescimento econômico.

Nos últimos sete anos, a taxa de desemprego em Hortolândia caiu de 17,2% da PEA (População Economicamente Ativa) para 2%. Neste período, mais de 20 mil postos de trabalho foram criados. “Criar condições para as pessoas de profissionalizarem é uma das maneiras de colocar a economia a serviço do cidadão”, afirma Perugini.