Hortolândia forma primeira turma de curso superior em parceria com a Univesp

Evento híbrido marcou encerramento do curso para alunos de Pedagogia e Matemática

A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), em parceria com a Prefeitura de Hortolândia, realizou, nesta quinta-feira (03/03), a cerimônia de formatura da primeira turma de alunos dos cursos de Pedagogia e Matemática. O evento híbrido, presencial no auditório da Etec (Escola Técnica Estadual Centro Paula Souza) de Hortolândia, polo da Univesp, e retransmitido no canal da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia no Youtube, contou com a presença de 60 pessoas, dentre elas formandos, convidados e autoridades locais. A transmissão pode ser acessada através do link: https://www.youtube.com/watch?v=sbFP4pY2iB4

O encontro, com restrição de pessoas para garantir a segurança dos participantes, contou com as presenças do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Prof. João Pereira da Silva; secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Prof. Fernando Moraes; representante da Univesp, Diretora Acadêmica Simone Telles, que participou por videoconferência; e o Diretor da Etec de Hortolândia, Prof. Mestre Renato Willian Martins de Oliveira.

Na abertura, o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes aproveitou sua fala para relembrar a trajetória da conquista do polo para a cidade, citando o saudoso prefeito Angelo Perugini e a importância da parceria com o então vereador João Pereira, hoje secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho Turismo e Inovação.

Além disso, o secretário aproveitou a oportunidade para destacar a qualidade da Univesp e parabenizar todos os formandos. “Gostaria de cumprimentar cada um de vocês formandos, alunos de Pedagogia e Matemática, duas formações importantes para a Educação. Em Hortolândia, o polo são vocês. Um organismo vivo que hoje tem aí as primeiras turmas já concluindo a sua formação”, ressaltou Fernando Moraes.

As turmas iniciaram o seu percurso formativo em 2018 e, nesta quinta-feira (03/03), comemoram a finalização deste ciclo. Marcela Wiele Anton Castanho, formanda do curso de Pedagogia, aproveitou para relembrar os desafios ao longo dos anos e a coragem para seguir sem medo do novo. “Tenho certeza de que a jornada de muitos começou assim (com medo). Quando decidi prestar esse vestibular, eu pensei muito na primeira vez que passei por esse processo. Já haviam se passado quase 18 anos. Na minha cabeça só vinha a ideia de que quando eu terminasse essa jornada eu teria quase 40 anos. Mas de fato, teríamos essa mesma idade nos formando ou não. O medo não nos deixou, mas a coragem prevaleceu”, destacou a formanda.

Evento de Solenidade de Colação de Grau

Em comemoração aos alunos formandos, a Univesp realizou nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro a Solenidade de Colação de Grau 2022 das Licenciaturas e Engenharias. A cerimônia, no Auditório Ulysses Guimarães, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença de formandos convidados dos cursos de Matemática, Pedagogia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Foram convidados a participar do evento três alunos do polo Hortolândia. Os estudantes representaram mais de 2 mil alunos, de mais de 390 polos distribuídos em 345 municípios do Estado de São Paulo, que colaram grau em cerimônias on-line nos primeiros meses deste ano.