Prefeitura recebe inscrições para cursos gratuitos de alimentação saudável do Sesi

Interessados devem procurar o Funsol até o dia 13 deste mês e fazer o cadastro

A Prefeitura de Hortolândia recebe inscrições para os cursos gratuitos de alimentação saudável que serão realizados pelo Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) de 17 de julho a 11 de agosto. Os interessados devem procurar o Funsol (Fundo Social), localizado na Rua Benedito Francisco de Faria, nº 445, bairro Remanso Campineiro, até o dia 13 de julho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 16 anos, apresentar documento de identidade (RG) e CPF.

Em parceria com a Prefeitura, o Sesi promoverá cursos educativos dos programas Alimente-se Bem, Sabor na Medida Certa e Alimentação saudável e culinária para a 3ª idade. Na programação em Hortolândia estão previstas 15 turmas com capacidade para 30 alunos cada. Os cursos têm carga horária de 10 horas, divididas em quatro aulas de 2h30 cada (veja quadro abaixo). A previsão é atender, gratuitamente, 450 pessoas.

As aulas serão ministradas em uma das cinco unidades móveis da instituição – carretas especialmente estruturadas para as atividades.  “Esta parceria da Prefeitura com o Sesi é uma oportunidade das pessoas aprenderem uma culinária saudável, num momento em que temos a preocupação em prevenir ou controlar doenças por meio da alimentação, a exemplos de diabetes e hipertensão. A atividade faz parte do Programa Municipal de Segurança Alimentar”, afirma a diretora do Departamento Municipal de Segurança Alimentar, Alessandra Barbosa Sarto.

No curso do Alimente-se Bem serão ensinadas receitas do livro Cereais e Leguminosas, com preparações como arroz vermelho à moda caipira, purê de feijão branco com rama de cenoura, bolinho de banana com farinha de milho, bombom de quinoa, olho de soja e paçoca de lentilha. Ao final do curso o aluno concluinte poderá adquirir o livro com as 50 receitas desenvolvidas pela equipe de nutricionistas do SESI-SP.

Os alunos também receberão orientações alimentares para controle e prevenção de hipertensão arterial, diabetes, colesterol e obesidade. As dicas e receitas criadas para essa finalidade integram o programa Sabor na Medida, que utiliza a alimentação como procedimento corretivo de excessos à mesa que podem comprometer a saúde. Além de informações sobre ingredientes saudáveis, índice nutricional balanceado e técnicas dietéticas, os alunos aprenderão receitas saborosas que inibem o uso de sal, gorduras e açúcares.

Caminhão vira cozinha

super equipada

As unidades móveis de nutrição do Sesi-SP têm capacidade para que 30 participantes acompanhem, em cada uma, as aulas ministradas em seu interior (até quatro turmas por dia). Isso é viável graças a um sistema retrátil, que faz surgir uma sala integrada à estrutura do caminhão quando ele está estacionado.

As aulas têm caráter prático: os participantes podem acompanhar a preparação das receitas no próprio local em uma cozinha completa.

Todas as aulas são ministradas por nutricionistas do Sesi-SP, que desenvolvem preparação saudáveis, balanceadas, nutritivas, econômicas e com ingredientes de fácil acesso.

O QUE:

Cursos gratuitos de alimentação saudável, parceria Prefeitura e Sesi-SP

INSCRIÇÕES:

Até o dia 13 de julho, no Funsol (Rua Benedito Francisco de Faria, 445, Remanso Campineiro

MAIS INFORMAÇÕES

(19) 3845-6630 ou 3845-4920, com Renata Evanilda