Prefeitura abre inscrição para cursos profissionalizantes gratuitos

São 200 vagas oferecidas por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, está com inscrições abertas para nove cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Podem participar famílias inscritas no Cadastro Único ou que recebem o Bolsa-Família.

São 200 vagas disponíveis para os cursos de aplicador de revestimento cerâmico, agente de inspeção de qualidade, auxiliar administrativo, auxiliar de operações em logística, auxiliar de eletricista, auxiliar de instalações hidráulicas, cadista para construção civil, pintor de obras e traçador de caldeiraria.

Para estudar, o beneficiário recebe vale-transporte, alimentação e material didático. Os cursos têm duração média de três meses. Os participantes receberão certificado de conclusão do curso.

De acordo com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, os cursos serão ministrados no Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade de Sumaré, parceiro do governo federal no programa. A maioria dos cursos é realizada no período noturno e aos finais de tarde.

Para se inscrever é preciso ter entre 16 e 59 anos de idade, ter Cadastro Único ou receber o Bolsa Família. O nível de escolaridade varia de fundamental incompleto a médio incompleto. No ato do cadastro é preciso apresentar o CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Os interessados devem procurar uma das unidades do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), localizadas nas regiões do Amanda, Rosolen, Vila Real e Novo Ângulo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No local está disponível o resumo de cada curso.

Oportunidade

O objetivo do Pronatec é ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho dos beneficiários de programas federais de transferência de renda por meio do incremento da formação e qualificação profissional.

Os cursos oferecidos pelo programa são custeados pelo governo federal e disponibilizados pelos IF`s (Institutos Federais de Ciência e Tecnologia), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

VEJA ONDE SE INSCREVER

CRAS Amanda