Prefeitura incentiva empresários a aderirem ao Programa Jovem Aprendiz

Evento reuniu mais de 80 empresários e coordenadores de Ong’s, que tiraram dúvidas sobre o programa

Incentivar empresários a aderirem o Programa Jovem Aprendiz. Este é o objetivo que da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, com a realização do Café da Manhã Empresarial. O evento aconteceu, nesta quarta-feira (18/04), e reuniu mais de 80 empresários e coordenadores de ONG’s (Organização Não-Governamental). A vice-prefeita, Jacyra Souza, participou do evento.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes, a política de inclusão do jovem no mercado de trabalho vai ao encontro com o desenvolvimento da cidade. “É importante as empresas darem oportunidades para os jovens. A cidade está em desenvolvimento e o Programa Jovem Aprendiz possibilita a formação dos adolescentes. A Prefeitura e as empresas da cidade precisam trabalhar juntas para que os jovens possam ser os protagonistas do desenvolvimento econômico da cidade”, afirmou Fernando.

Para a vice-prefeita, Jacyra Souza, o Programa Jovem Aprendiz possibilita uma melhor formação para os jovens. “O jovem já é animado em participar de iniciativas para a sua profissionalização. A busca pelo primeiro emprego é algo que eles almejam sempre. A oportunidade para os jovens tem que ser incentivada tanto pelas empresas, como pelas organizações”, comentou Jacyra.

O Programa

O Programa Jovem Aprendiz é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Federal. O objetivo do programa é contribuir com a formação e a qualificação profissional dos jovens, por meio de cursos e o encaminhamento para o mercado de trabalho.

O programa é desenvolvido por meio da Lei de Aprendizagem 10.097/2000, que prevê formação técnico profissional ao jovem ou adolescente, com idade entre 14 e 24 anos. O jovem contará com curso, jornada diária e semanal de trabalho, aulas teóricas e práticas, remuneração mensal e contrato assinado.

As entidades parceiras em Hortolândia são: Associação de Defesa do Menor – Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia, Centro de Integração Empresa Estágio (CIEE), de Paulína, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Sumaré, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), de Campinas e Instituto de Tecnologia Impacta, de Hortolândia.

Os adolescentes interessados em participar devem comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Tralhador), localizado na av. Sete de Setembro, 251, Parque Ortolândia, e fazer a inscrição.