Prefeitura esclarece dúvidas sobre Programa Jovem Aprendiz

Evento é nesta quarta-feira, a partir das 8h

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realiza o Café da Manhã Empresarial. O evento será nesta quarta-feira (18/04), às 8h, no Auditório da Igreja dos Santos dos Últimos Dias, localizado na rua Osório Cândido da Silva, 59, Jardim Sumarezinho.

No evento serão apresentados, informações sobre o Programa Jovem Aprendiz. “Os empresários poderão esclarecer dúvidas sobre a Lei de Aprendizagem, que fala a respeito do Programa Jovem Aprendiz. O intuito é sensibilizar as empresas a contratarem o jovem aprendiz para a aprendizagem e crescimento pessoal dos jovens e adolescentes”, explica o diretor de Trabalho e Geração de Renda, Felipe Amaro.

O evento contará com a presença do gerente Regional do Trabalho, Sebastião Jesus da Silva, que esclarecerá dúvidas sobre o Programa. “Esperamos cerca de 130 empresários. É importante ressaltar que o empresário, além de fornecer uma oportunidade aos jovens e adolescentes, estará desenvolvendo um trabalho de responsabilidade social, contratando um jovem aprendiz”, disse Felipe.

O Programa

O Programa Jovem Aprendiz é realizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo Federal. O objetivo do programa é contribuir com a formação e a qualificação profissional dos jovens, por meio de cursos e o encaminhamento para o mercado de trabalho.

O programa é desenvolvido por meio da Lei de Aprendizagem 10.097/2000, que prevê formação técnico profissional ao jovem ou adolescente, com idade entre 14 e 24 anos. O jovem contará com curso, jornada diária e semanal de trabalho, aulas teóricas e práticas, remuneração mensal e contrato assinado.

As entidades parceiras em Hortolândia são: Associação de Defesa do Menor – Patrulheiros e Guarda Mirim de Hortolândia, Centro de Integração Empresa Estágio (CIEE), de Paulína, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), de Sumaré, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), de Campinas e Instituto de Tecnologia Impacta, de Hortolândia.

Os adolescentes interessados em participar devem comparecer ao PAT (Posto de Atendimento ao Tralhador), localizado na av. Sete de Setembro, 251, Parque Ortolândia, e fazer a inscrição.