Habitação de Hortolândia realiza 88 pré-cadastros de famílias em busca de moradia

Prefeitura convocará famílias para realização de cadastro documental e identificação de casos em situação de vulnerabilidade social

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, realizou no domingo (09/01) o pré-cadastro de 88 famílias que haviam ocupado, durante a madrugada, uma área particular na região do Jardim Nova Europa.

De acordo com o secretário municipal de Habitação, Rogério Mion, as famílias deixaram a área pacificamente evitando a abertura de um possível boletim de ocorrência de invasão por parte do proprietário da área.

O secretário destacou ainda que durante o pré-cadastro não foram identificadas famílias em situação de rua ou que necessitassem de atendimento emergencial por parte da municipalidade. “Com muito diálogo, expusemos a real situação sobre a ocupação e todas as ações que o município dispõe para o atendimento. Inclusive, durante o nosso trabalho, não foram identificadas famílias em situação de rua. Naquele momento tínhamos capacidade de atender, em caráter emergencial, 20 famílias em situação de rua, mas esse serviço emergencial não foi necessário. Os ocupantes souberam nos ouvir e de forma pacífica deixaram a área, evitando possíveis complicações legais”, afirmou Mion.

Segundo o secretário e conforme acordado com o movimento, a equipe da Secretaria de Habitação realizou durante o domingo o pré-cadastro com 88 famílias. Nos próximos dias, estas pessoas serão convocadas para criação do cadastro oficial e apresentação de documentos pessoais para a identificação da realidade sócio-econômica de todos.

“Até o dia da ocupação não tínhamos informações sobre as condições dessas famílias. Agora, vamos levantar todas as informações. Ninguém, em situação de vulnerabilidade, ficará desassistido em Hortolândia. Tratar a todos com dignidade e de forma humanizada são determinações do nosso prefeito José Nazareno Zezé Gomes”, declarou Mion.
O acompanhamento da ação de desocupação da área na região do Nova Europa foi presenciada, além da Secretaria de Habitação, pelas Secretarias de Segurança (Guarda Municipal) e de Inclusão e Desenvolvimento Social.