Série “Diário de Um Banana” domina ranking dos livros mais emprestados pela Biblioteca Municipal de Hortolândia, em 2021

A série infantojuvenil aparece com oito títulos no ranking

A consagrada série infantojuvenil “Diário de Um Banana” está no topo da preferência dos usuários da Biblioteca Municipal Terezinha França de Mendonça Duarte, órgão da Prefeitura de Hortolândia. A série domina o ranking dos 20 livros mais emprestados pela biblioteca, em 2021. A série aparece na lista com oito títulos. Na 1ª posição ficou “As Memórias de Greg Heffley”, o primeiro volume da série.

Outros best sellers infantojuvenis também estão entre os preferidos dos leitores da biblioteca. A série protagonizada pelo jovem bruxo Harry Potter aparece no ranking com dois títulos, “Harry Potter e A Câmara Secreta” e “Harry Potter e O Cálice de Fogo”.

A cultura popular também atrai o interesse dos usuários da biblioteca. Um exemplo é a obra “Festa no Céu – Um Conto do Nosso Folclore”, de Angela Lago, que aborda a questão do respeito às diferenças a partir de uma conhecida fábula do folclore brasileiro.

Por falar em fábulas, outra obra que aparece no ranking é a compilação “Fábulas de Esopo”, que reúne contos conhecidos cuja autoria é atribuída a Esopo, autor da Grécia Antiga. Esopo é considerado o inventor da fábula como gênero literário. Dentre suas fábulas mais famosas estão a da lebre e o coelho e a do garoto pastor que vivia dando alarme falso de perigo para as pessoas.

“Apesar das obras infantojuvenis dominarem o ranking, os leitores da biblioteca buscam cada vez mais outros tipos de literaturas, como obras

técnicas, teóricas e de autoajuda. Eles estão usando cada vez mais os serviços on-line, como, por exemplo, o BiblioZap (serviço de atendimento via WhatsApp). Isso se reflete diretamente na quantidade de empréstimos mensais da biblioteca”, destaca o coordenador da biblioteca, Rafael Antonio da Silva.

CADASTRO

Para facilitar a vida de quem quer se cadastrar como usuário, a Biblioteca Municipal implantou o COB (Cadastro On-line Biblioteca), em outubro do ano passado. O interessado precisa ter uma conta no Gmail, entrar nela e acessar o formulário da biblioteca, por meio deste LINK, e postar os documentos solicitados para a inscrição. Os documentos são foto (selfie), Carteira de Identidade (RG) e comprovante de endereço. Os arquivos podem estar no formato de foto (jpeg) ou de documento (PDF).

Após a validação, será agendado horário para que o cadastro seja finalizado presencialmente na biblioteca. O horário sugerido pelo solicitante pode ser aceito, de acordo com a disponibilidade da equipe. O cadastro on-line visa evitar aglomeração na biblioteca em virtude da pandemia.

Para quem preferir fazer o cadastro presencialmente na biblioteca, deve levar cópias dos documentos necessários. Menores de idade devem levar a cópia da Carteira de Identidade do pai, mãe ou responsável, e autorização assinada pelo pai, mãe ou responsável. Pessoas que não moram na cidade também podem fazer o cadastro. Para isso, elas devem comprovar ter algum vínculo com a cidade (trabalho ou estudo).

O usuário é cadastrado na categoria “Leitor”, que possibilita o empréstimo de até três livros. O prazo de empréstimo é de 14 dias, podendo ser renovado por mais 14 dias. Já os usuários da categoria Leitor Vip podem pegar até 6 livros emprestados pelo prazo de 21 dias, podendo renovar por mais 21 dias.

De acordo com o coordenador Rafael Antonio da Silva, para se tornar um leitor VIP os critérios são os seguintes: ser usuário cadastrado da biblioteca há, no mínimo, seis meses, respeitar as normas de conduta e os prazos da biblioteca, ter emprestado 15 livros no período de 12 meses, não ter extraviado nenhum material bibliográfico, não ter danificado (molhar, rasgar, rasurar e/ou amassar), mesmo que parcialmente, nenhum material bibliográfico da biblioteca no período de 12 meses. Atualmente, a biblioteca tem mais de 5.500 leitores cadastrados. O acervo da biblioteca pode ser consultado na internet por meio deste site (CLIQUE AQUI)

Para mais informações, os usuários e o público podem entrar em contato com a biblioteca pelo telefone (19) 3887-1684, pelo BiblioZap, serviço de atendimento via WhatsApp no número (19) 98970-7332 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Confira abaixo o ranking dos livros mais emprestados em 2021 pela Biblioteca Municipal:

Ranking dos 20 livros mais emprestados na Biblioteca Municipal em 2021

Diário de Um Banana – As Memórias de Greg Heffley