Feira de Economia Solidária acontece, até dia 22, na Praça da Neusa

Artesãos realizam exposição e venda de diversos produtos, diariamente, das 9h às 17h

Artesãos cadastrados no Centro Público de Economia Solidária, programa da Prefeitura de Hortolândia, desenvolvido por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realizam, até o dia 22 deste mês, exposição de produtos artesanais e venda de alimentos produzidos manualmente. A feira de Economia Solidária acontece diariamente, das 9 às 17h, na Praça da Neusa, localizada próximo ao Banco do Brasil, na região central da cidade.

Ao todo, são 12 barracas que oferecem produtos diversificados, desde panos de prato bordados à mão, até bijouterias e enfeites produzidos manualmente. A proposta da feira é levar ao público produtos de qualidade com preço justo. Além das barracas de artesanato, pequenos empreendedores aproveitam o espaço para comercializar itens alimentícios, como cocada e acarajé. A cada mês, a exposição acontece em um local diferente.

A artesã Ilne Leia de Andrade Barbosa é uma das expositoras da feira. Ela participa do Centro Público de Economia Solidária há seis meses, período no qual intensificou sua produção de bolsas, broches e enfeites diversos. “Antes eu fazia os artesanatos para vender só para os conhecidos. Aqui, tenho a oportunidade de ampliar minhas vendas. Mas tive que produzir mais também”, avalia.

Neste mês, a Feira de Economia Solidária contou, ainda, com a participação de um grupo de artesãos de São Carlos. Conforme o coordenador da Associação de Artesão Itinerante, Nivaldo Pereira da Silva, eles viajam todo o Estado de São Paulo, levando seus produtos artesanais para feiras como a de Hortolândia. “É uma oportunidade para trocarmos idéias e experiências”, afirma Silva.

Para participar da Feira de Economia Solidária, os interessados devem procurar o Centro Público, localizado na Rua João Mendes, nº 254, no Parque Ortolândia. Além da oportunidade de expor seus produtos na feira, o artesão pode utilizar a estrutura do Centro para produzir seus materiais e obter informações sobre empreendedorismo.