Procon de Hortolândia alerta sobre cuidados na hora das compras em lojas físicas e virtuais

Órgão vinculado à Prefeitura dá dicas para evitar problemas ao adquirir um produto para as festas de final de ano

A época mais movimentada do ano no comércio, tanto em lojas com pontos físicos como em virtuais, já começou e o Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Prefeitura, alerta sobre os cuidados redobrados que o consumidor deve ter ao efetuar as tradicionais compras para as festas de final de ano. "São dicas importantes que, certas vezes, passam despercebidas pela correria. Mas, na hora da compra, elas são importantes para evitar futuros problemas", explica a diretora do Procon, Ana Paula Portugal.

Evitar comprar na última hora é importante. Com maior tempo para efetuar as compras, o consumidor tem tranquilidade para verificar as melhores condições; comparar os valores a vista e a prazo já que, por lei, as empresas podem fazer a diferenciação nos preços a depender da forma de pagamento; exigir o preço mais baixo em casos de diferença em relação à publicidade; verificar a política das condições da troca dos produto da loja antes de comprar o presente; no caso dos brinquedos, ver a idade indicativa e o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia); entre outras precauções.

COMPRAS ONLINE

A atenção em compras realizadas pelo comércio virtual deve ser redobrada. "Evite efetuar compras a partir de links encaminhados por e-mail ou redes sociais e verifique se o site possui os critérios de segurança da empresa. Não faça transferências bancárias via Pix ou pagamentos de boletos em nome de terceiros, principalmente quando se tratar de varejistas", explica Ana Paula.

Segundo o Procon, também é importante fazer pesquisas na internet sobre a reputação da empresa. Essas informações contribuem para o consumidor entender sobre os problemas enfrentados e qual o posicionamento da empresa frente a eles.

PROCON ATENTO

O Procon está atento para todas as situações. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.