Consumidores devem ficar atentos às compras de Natal, principalmente com os brinquedos

Procon, vinculado à Prefeitura de Hortolândia está atento à denúncias

Ao andar pela região Central de Hortolândia, a população já pode observar o clima das festas de final de ano e, principalmente do Natal, já que, à partir desta segunda-feira (06/12), o comércio passa a funcionar em horário especial, das 9h até às 22h. A medida, tomada em conjunto pelo Sincomerciários (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio) de Sumaré e Hortolândia e a ACIAH (Associação Comercial e Industrial de Hortolândia), com apoio da Prefeitura de Hortolândia, tem o objetivo de contribuir com a movimentação comercial nas lojas da cidade, em diversos horários, facilitando para os consumidores comprarem em Hortolândia. Quem também vai colaborar é o Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão vinculado à Administração Municipal, que dará orientações aos consumidores.

De acordo com o órgão, os consumidores devem tomar cuidado ao adquirir todos os tipos de produtos. Os brinquedos, itens muito procurados nesta época do ano devem ter uma atenção especial dos consumidores. O alerta principal é prestar atenção em detalhes importantes. "Eles devem trazer informações claras, precisas e adequadas sobre preço, características, qualidade, quantidade, origem, composição, garantia, identificação do fabricante, selo de segurança do órgão federal INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), dos riscos que podem provocar, além das instruções de uso e manuseio, faixa etária adequada e peças que compõem o produto", explica Ana Paula Portugal, diretora do Procon de Hortolândia.

PROCON ATENTO

O Procon está atento para todas as situações. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.

HORÁRIOS ESPECIAIS E SEGURANÇA REFORÇADA

Durante a semana, os estabelecimentos funcionam das 9h às 22h. Aos sábados, dias 11 e 18 de dezembro, as lojas abrem das 9h às 18h. Nos domingos, 12 e 19 de dezembro, o comércio vai operar das 9h às 15h. Na véspera do Natal, dia 24 de dezembro, o funcionamento será das 9h às 18h. Nos dias 25 e 26 de dezembro as lojas permanecem fechadas, assim como o dia 1° e 2 de janeiro de janeiro. O funcionamento será das 9h às 15h no dia 31 de dezembro, véspera da virada. A segurança contará com reforço da Guarda Municipal e Polícia Militar, que farão patrulha mais ostensiva na região do comércio.