"Botoeiras" dos semáforos para pedestres são substituídas após atos de vandalismo

Prefeitura de Hortolândia cuida da manutenção do item de segurança viária, mas pede que população seja parceira na fiscalização e denuncie

Cuidar da cidade é uma ação que traz benefícios para todos que vivem no local e, para isso, um conjunto de contribuições entre Poder Público e a população, se realizados, permitem que tudo funcione com mais qualidade. Atravessar a rua é um ato simples, mas que precisa ser realizado em segurança. As "botoeiras", botão verde acoplado nos semáforos de travessia de pedestres, ajudam principalmente idosos e PCDs (Pessoas Com Deficiência), uma vez que seu acionamento fecha o sinal para veículos e libera a passagem de quem está atravessando a rua.

No entanto, a Prefeitura de Hortolândia tem registrado atos de vandalismo que desativam estes dispositivos. "Por semana, trocamos aproximadamente seis destas ‘botoeiras’ vandalizadas. Além do custo para a troca dos dispositivos, esta ação prejudica os que mais precisam. É necessária a contribuição de todos para que a cidade permaneça se desenvolvendo", explica o diretor de operações da Secretaria de Mobilidade Urbana, José Eduardo Vasconcellos.

Ao presenciar ações de vandalismo em espaços públicos, a população pode realizar denúncia no telefone 153 da Guarda Municipal. "Denunciar estas ações de vandalismo é importante para contribuir com as pessoas que precisam utilizar estes dispositivos que facilitam o deslocamento no dia-a-dia", explica Vaconcellos.