Procon de Hortolândia contribui para evitar fraudes nas compras de "Black Friday"

Órgão da Prefeitura realiza diversas ações e está à disposição da população para denúncias

As equipes do Procon (Programa de Defesa e Proteção do Consumidor) de Hortolândia, órgão de defesa do consumidor vinculado à Prefeitura continuam as fiscalizações antifraudes durante as compras da "Black Friday". A operação que iniciou nesta quinta-feira (25/11) se prolongará durante todo o final de semana. A época, conhecida pelas significativas promoções em muitas lojas, requer cuidados dos consumidores para evitar falsas ofertas.

"O Procon ressalta que ofertas tentadoras demais, principalmente de páginas em redes sociais, devem ser estudadas. As equipes já realizaram, antes do início da "Black Friday", a pesquisa dos preços em diversos comércios da cidade. Agora, acontece a fiscalização, até o final do evento, para comprovar se os descontos estão corretos ou não. ", explica a diretora do Procon de Hortolândia, Ana Paula Portugal.

De acordo com o órgão, primeiramente, é importante analisar o orçamento doméstico nesse final de ano. Caso resolva ir às compras neste "Black Friday", é importante fazer uma lista de desejos, colocar as prioridades do que precisa realmente comprar e evitar gastos desnecessários. Outro alerta é quanto à forma de pagamento. “Será o primeiro ano com a possibilidade de pagamento via Pix. Então, redobre a atenção, pois depois de realizada a operação, ela não pode ser revertida pelo consumidor”, orienta Ana Paula.

O Procon está atento para todas as situações que possam lesar o consumidor em compras realizadas no comércio local. Denúncias podem ser feitas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. , pelos telefones (19) 3819-1400, ramais 7034 ou 7035, (19) 3819-1024 ou via WhatsApp pelos números (19) 99635-4208 e (19) 99979-5162. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. O  Procon fica dentro do HORTOFÁCIL, localizado na rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco.