Hortolândia ocupa posição de destaque no ranking das “cidades inteligentes”

Município ficou na 5° colocação no eixo urbanismo do Ranking Smart Cities 2021 da Urban Systems

A cidade de Hortolândia figura na 5ª colocação do Ranking Smart Cities 2021, no eixo urbanismo, que elenca os municípios mais inteligentes e conectados do país. Na lista geral a cidade ficou na 78° posição, melhorando o índice de 2020 quando figurava na 82ª colocação. O estudo divulgado foi desenvolvido pela Urban Systems, em parceria com a Necta.
O ranking mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes, quatro a mais do que a edição anterior. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores que atestam serviços inteligentes nas cidades brasileiras.
No caso de Hortolândia, além de ocupar a 78ª posição no geral, o município se destacou em algumas categorias, como a de Urbanismo (5ª posição), Economia (40ª posição) e Empreendedorismo (88ª posição).
Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, os indicadores apresentados pela Urban Systems apenas comprovam os avanços vividos pelo município nos últimos anos a partir da adoção do projeto de Cidade do Futuro implantada pelo ex-prefeito Angelo Perugini e que segue em curso. “Hortolândia, que já foi destaque no ano passado pelo nosso potencial de atração de investimentos, é considerada a quinta melhor cidade do Brasil no quesito Urbanismo. Estudos como esse, nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Nossos investimentos em obras de interligação, implantação de 100% da iluminação em LED e criação de muralhas digitais, nos colocam como uma das cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, garantindo novos investimentos, e com isso, a geração de emprego e renda para nossa população. Seguimos com o trabalho iniciado pelo meu amigo e saudoso prefeito Perugini para manter Hortolândia cada dia mais inteligente, dinâmica e sustentável, um planejamento que foi pensado para garantir o desenvolvimento pelos próximos 30 anos”, destacou o prefeito Zezé Gomes.

MELHORES CIDADES PARA FAZER NEGÓCIO

Hortolândia, mais uma vez, volta a ser destaque no cenário nacional. O município ficou na 5ª posição na edição deste ano do ranking “Melhores Cidades para fazer Negócios – Edição 2021”, elaborado também pela empresa Urban Systems para a revista Exame. O ranking abrangeu 326 cidades do país com população de mais de 100 mil habitantes, de acordo com a estimativa deste ano do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), órgão do governo federal.
O ranking foi elaborado de acordo com seis segmentos econômicos: Educação, Comércio, Serviços, Indústria, Mercado Imobiliário/Construção Civil e Agropecuária. Ainda de acordo com a empresa responsável, o ranking é calculado por meio da metodologia de análise estatística chamada IQM (Índice de Qualidade Mercadológica).
Hortolândia conquistou a 5ª posição no segmento comércio, tendo alcançado o IQM 4,230. O município também teve desempenho importante no segmento Serviços, tendo ficado na 46ª posição, com IQM de 4,621. Já no segmento Indústria, o município subiu no ranking passando da posição 81° para 14°, com IQM 5,319. O ranking deste ano está disponível no site www.urbansystems.com.br.
Para o prefeito José Nazareno Zezé Gomes, o fato de Hortolândia continuar em evidência no ranking demonstra a capacidade do município em atrair novos investimentos e destaca o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19 e o projeto de desenvolvimento municipal, que neste ano iniciou a construção do maior viário da história do município, que fará a ligação da região da Vila Real até a avenida Panaíno, criando mais um núcleo de atração para novos investimentos por parte da iniciativa privada. “O destaque que o município vem tendo nos últimos anos em relação aos indicadores de Comércio e Serviços demonstram que as políticas públicas planejadas no passado pelo meu amigo e saudoso prefeito Angelo Perugini para a retomada econômica do setor produtivo, com diálogo e participação dos empresários, vem resultando na geração de empregos e na melhora gradativa da renda. Mesmo durante a pandemia, as nossas grandes obras não pararam e estamos permanentemente conversando com o setor empresarial sobre a Hortolândia do Futuro que estamos ajudando a construir. Por todos esses fatos, a nossa cidade continua figurando entre os municípios brasileiros que mais crescem, uma tendência que promete continuar por muitos anos”, destaca Zezé Gomes.
Para estimular a população a consumir no comércio da cidade neste fim de ano, o prefeito hortolandense afirmou que dentro dos próximos dias a cidade ficará mais iluminada com os enfeites natalinos que serão instalados em pontos estratégicos do município. A Prefeitura espera que essa ação reflita diretamente junto ao comércio. “Estamos preparando uma campanha de Natal que venha fomentar o comércio e a economia solidária. Tenho certeza que esse ano teremos um fim de ano muito melhor que aquele que vivemos no ano passado”, finalizou o prefeito.