Prefeitura retoma realização de palestras presenciais sobre ISTs e hepatites virais

CEI (Centro Especializado em Infectologia) realizou nesta semana palestras para moradores da Vila Real e trabalhadores de uma empresa da cidade

Com o avanço da vacinação contra a COVID-19 na cidade, a Prefeitura de Hortolândia retoma ações presenciais em outras áreas da saúde. O CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia), promoveu palestras de orientação e prevenção sobre ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e hepatites virais para a população, nesta semana. O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com essas doenças.

O CEI promoveu palestra para 30 moradores atendidos pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Vila Real (foto), na terça-feira (16/11). A atividade focou a prevenção às ISTs, em especial a AIDS, sobre o uso de preservativo e as medicações preventivas PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, vírus causador da AIDS) e PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Já na quarta-feira (17/11), a equipe do órgão realizou palestra sobre ISTs e hepatites virais e aplicação de testes rápidos para 15 trabalhadores da empresa RCR Ambiental, localizada no Jardim São Bento.

“É importante retomar a realização das palestras para orientarmos a população sobre as ISTs e hepatites virais. No caso específico da AIDS, muita gente ainda não tem conhecimento e informação sobre as medicações preventivas PEP e PrEP”, salienta a coordenadora do órgão, Larissa Naira Dias da Silva. A coordenadora ressalta que o órgão retoma a realização gratuita das palestras e testes em entidades, escolas, associações, igrejas e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (19) 3897-5034 e (19) 3897-3653.