Prefeitura abre agendamento para a 3ª dose para pessoas com idade de 18 anos ou mais, nesta sexta-feira (19/11)

Município amplia a imunização com a dose de reforço para população que completou esquema vacinal, conforme nova determinação do Ministério da Saúde

Você já completou a imunização contra a COVID-19? Então, fique atento! Quem recebeu a 2ª dose há mais de cinco meses, poderá receber a 3ª dose, a chamada “dose de reforço”. A partir desta sexta-feira (19/11), a Prefeitura de Hortolândia abre o agendamento para a 3ª dose para pessoas com 18 anos ou mais. O agendamento deverá ser feito no site da Prefeitura, por meio deste LINK. O município adota a medida conforme a nova determinação divulgada nesta terça-feira (16/11) pelo Ministério da Saúde. De acordo com a nova determinação, as pessoas da faixa etária estipulada podem receber a 3ª dose após cinco meses da 2ª dose.

A ampliação da oferta da 3ª dose é feita com base em pesquisas científicas encomendadas pelo Ministério da Saúde que apontaram que a imunização com a 3ª dose feita com diferentes marcas de vacina aumenta significativamente a proteção contra a COVID-19. As pesquisas também mostraram queda na imunidade após cinco meses da 2ª dose. Inicialmente, a 3ª dose estava restrita para profissionais da saúde, idosos com idade acima de 60 anos e imunossuprimidos.

JANSSEN

A Secretaria de Saúde ressalta que ainda aguarda orientação do governo estadual sobre a aplicação da 2ª dose para pessoas que foram imunizadas com a vacina da Janssen.

MEGAVACINAÇÃO

O Ministério da Saúde ainda determinou a realização da campanha Megavacinação para estimular que pessoas faltantes com a 2ª dose completem o esquema vacinal. A campanha será neste sábado (20/11).

A Prefeitura de Hortolândia ressalta que a campanha vem ao encontro à vacinação de 2ª e 3ª doses que o município já tem feito em finais de semana e feriados. Em Hortolândia, a vacinação de 2ª e 3ª doses neste sábado (20/11) será feita somente no CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) do Remanso Campineiro, no horário das 8h às 15h30.

Para quem for receber a 2ª dose é necessário levar documento com foto, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o comprovante da 1ª dose. Já os adolescentes com comorbidades ou não devem ir acompanhados de pai, mãe ou responsável. Os adolescentes também podem receber a 2ª dose desacompanhados. Para isso, é preciso levar o termo de autorização assinado por pai, mãe ou responsável. O termo está disponível nas UBSs ou pode ser baixado no site da Prefeitura, no link para o agendamento (CLIQUE AQUI).

A Secretaria de Saúde reforça a orientação que os idosos podem receber a 3ª dose somente cinco meses após a 2ª dose. No dia da vacinação, os idosos devem levar os comprovantes de vacinação da 1ª e 2ª doses. Caso o idoso tenha sido vacinado com a 1ª ou a 2ª dose fora de Hortolândia, ele deverá apresentar comprovante de residência deste ano e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Para receber a 3ª dose, os pacientes imunossuprimidos devem seguir o intervalo de 28 dias entre a 2ª dose. No dia da vacinação, os imunossuprimidos devem levar o comprovante da 2ª dose, CPF e comprovante da doença. Já os profissionais da rede particular de saúde e de educação (redes particular e pública) devem apresentar algum documento que comprove sua atuação na área. Os profissionais de educação que trabalhem em outro munícipio, deverão apresentar comprovante de residência.