População deve fazer o descarte correto de sofás, colchões e móveis usados nos PEVs da Prefeitura

Hortolândia tem 11 locais em diferentes regiões para fazer o descarte correto desses objetos

Sabe aquele sofá, colchão ou móvel que tem na sua casa e sua família não usa mais? Você deve fazer o descarte desses objetos em um dos 11 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária de entulho e outros materiais recicláveis) da Prefeitura de Hortolândia. Existem PEVs em diversas regiões da cidade. A população pode consultar qual é o PEV mais perto de onde mora no site da Prefeitura, por meio deste LINK.

Ao fazer o descarte correto de sofás, colchões ou móveis usados nos PEVs, as pessoas contribuem para a preservação de áreas verdes, lagos (foto), rios e lagoas do município. Esses locais atraem ou são habitados por diferentes espécies de animais silvestres.

Com o descarte correto de resíduos nos PEVs, a população também evita que, em dias de chuva, aconteçam inundações, alagamentos e obstrução da rede de esgoto e das galerias de águas pluviais. Esses problemas podem causar prejuízos e transtornos para outras pessoas que moram em diferentes regiões da cidade.

Os PEVs funcionam de segunda a sábado, das 9h às 15h. De acordo com a Secretaria de Serviços Urbanos, as exceções são os PEVs do Jardim Santa Emília, Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Santa Esmeralda, que, em regime de plantão, funcionam todos os dias, inclusive aos finais de semana, das 8h às 12h e das 13h às 18h. Em breve, a Prefeitura inaugurará mais dois PEVs, sendo um no Jardim Nova Alvorada e outro no Jardim São Sebastião. Com essas duas novas unidades, o município passará a ter 13 PEVs.

A Prefeitura reforça a importância das pessoas fazerem o descarte correto desses objetos nos PEVs. Ao fazer isso, a população ajuda a manter limpas ruas e áreas públicas da cidade. “O descarte irregular desses objetos degrada o meio ambiente, praças e parques. O acúmulo desses materiais também pode atrair animais peçonhentos e que transmitem doenças como cobras, escorpiões, ratos, entre outros”, alerta o coordenador do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ricardo Zanoni.

A Prefeitura salienta que o descarte irregular de resíduos em vias e áreas públicas é crime sujeito a multa. De acordo com o setor de fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o valor da multa varia de 25 a 10.000 UFMH (Unidade Fiscal Municipal de Hortolândia, que neste ano é de R$ 3,6970), de acordo com a lei municipal Nº 873, de 2001 (Código de Posturas). Já o valor da multa para descarte irregular em terreno particular também varia de 25 a 10.000 UFMHs. A população pode fazer denúncias sobre descarte irregular de resíduos na cidade por meio do aplicativo Agenda Verde, que pode ser baixado nas plataformas Google Play ou App Store do celular da pessoa. A identidade do denunciante é mantida em sigilo.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ITINERANTE

Para reforçar o trabalho de conscientização e orientação sobre o descarte correto de resíduos, a Prefeitura realiza ação de educação ambiental itinerante em diferentes regiões da cidade. Neste sábado (06/11), agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável fazem a ação no Parque Socioambiental Lago da Fé, localizado na avenida Joaquim Martarolli, próximo à Câmara Municipal.

Na ação, que será das 9h às 11h, os agentes orientarão e distribuirão material explicativo para a população. Eles conversarão sobre a importância de fazer o descarte correto de resíduos nos PEVs e outros temas como guarda responsável de animais. Ainda na ação, dois agentes fantasiados farão encenações lúdicas para interagir com as crianças.

O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental, Ricardo Zanoni, salienta que o objetivo da ação é fazer com que a Prefeitura esteja mais próxima da comunidade. “Nesse trabalho temos percebido que as pessoas se sentem valorizadas quando o poder público vai ao encontro delas. Além de orientarmos sobre temas ambientais, também acolhemos demandas da população relacionadas a outros problemas e questões”, explica o coordenador.