Hortolândia terá vacinação contra Coronavírus neste feriado

Seis locais terão oferta da vacina no sábado (09/10); CCMI estará fechado no sábado, mas reabre na segunda e terça-feira (11 e 12/10)

A oferta de vacinas contra a COVID-19 em Hortolândia prossegue neste feriado prolongado. No sábado (09/10), seis locais estão abertos, das 8h às 15h30 para imunização com a 1ª e 2ª doses da vacina. Confira: UBS (Unidade Básica de Saúde) Jd. Amanda II, UBS Jd. Rosolém, UBS Jd. Novo Ângulo, Cento de Lutas (como referência para a UBS Nova Hortolândia), UBS Jd. Campos Verdes e UBS Jd. das Figueiras. Já o CCMI (Centro de Convivência da Melhor Idade) estará fechado no sábado. Na segunda e terça-feira (dias 11 e 12/10), o CCMI reabre para a imunização da 1ª, 2ª e, também, da 3ª dose, das 8h às 15h30.

Todos os imunizantes oferecidos são seguros e foram aprovados pela Anvisa. Mais informações e orientações sobre a vacinação contra COVID-19 podem ser obtidas nos seguintes telefones: (19) 99976-2276, (19) 99979-9620, (19) 99976-6835 e (19) 99920-3204.

1ª dose

Para receber a 1ª dose, é necessário realizar o agendamento pelo site da Prefeitura de Hortolândia. No agendamento é indicado o local onde a pessoa deve se dirigir para ser imunizado, levando documento com foto, CPF e comprovante de endereço. Para crianças e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, também é exigido um termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, além da presença desta pessoa maior de idade no ato da vacina.

2ª dose

Para receber a segunda dose, não é necessário agendamento. Basta se dirigir ao local anotado na carteira de vacina, levando documento com foto e CPF, além do comprovante de recebimento da 1ª dose.

Para quem recebeu a 1ª dose da vacina Pfizer, é possível antecipar a 2ª dose. Antes, o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses era de 12 semanas (equivalente a 84 dias). Com a nova determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, o intervalo foi reduzido de 12 para 8 semanas (equivalente a 2 meses, ou 56 dias). Com isso, quem se enquadra neste critério já pode procurar o mesmo local para ter a 2ª dose antecipada.

3ª dose

No caso da 3ª dose, oferecida atualmente para idosos acima de 70 anos e pacientes imunossuprimidos, exclusivamente no CCMI, é preciso fazer agendamento no site da Prefeitura. No dia indicado no agendamento é preciso levar ao local de vacinação comprovante do recebimento da 1ª e 2ª doses no município, além de documento com foto e CPF. Caso o idoso tenha recebido as doses anteriores em outra cidade e tenha se mudado para Hortolândia a pouco tempo, deve levar o novo comprovante de endereço.

O intervalo entre a 2ª e a 3ª doses é de seis meses para idosos e de, no mínimo, 28 dias para imunossuprimidos.

Profissionais da saúde

Profissionais da rede particular de saúde já podem agendar o recebimento da 3ª dose da vacina no site da Prefeitura de Hortolândia. O atendimento também é realizado no CCMI. Para o agendamento é necessário comprovar vínculo de trabalho na área de saúde, apresentando a mesma documentação exigida para a 1ª e 2ª doses. Além disso, é preciso obedecer um intervalo de, pelo menos, seis meses desde que a 2ª dose foi aplicada.

A 3ª dose da vacina também está disponível para profissionais da saúde da rede pública, sem a necessidade de agendamento. Neste caso, a Secretaria de Saúde está providenciando a imunização, seguindo os mesmos critérios usados na aplicação da 1ª e 2ª doses.