Alunas da Oficina de Estética garantem renda extra no orçamento doméstico

Formandas prestam serviços a conhecidos e ganham complemento para as despesas de casa

Na última sexta-feira (1º/07), 85 mulheres receberam o certificado de conclusão dos cursos da Oficina de Estética. Oferecido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as alunas saíram habilitadas para trabalhar como cabeleireiras, manicures e pedicures. Muitas delas nunca tinham trabalhado no ramo da estética. Mas, desde que começaram a fazer cabelo e unhas, garantem dinheiro extra no orçamento doméstico.

A dona de casa Cláudia Roberta Oliveira de Carvalho, 35 anos, é um bom exemplo. Iniciante como cabeleireira, ela diz que faz sucesso atendendo parentes e vizinhos. “Todos os cortes de cabelo que fiz deixaram ‘meus clientes’ satisfeitos. Quando se faz algo com amor, sai perfeito”, garante.

Claúdia é uma das alunas recém-fromadas pela Prefeitura de Hortolândia. Com experiência como manicure, resolveu fazer o curso de cabeleireira para ampliar seus conhecimentos. “Aprendi a fazer coloração, cortar e cuidar dos cabelos. Minha meta agora é montar meu próprio salão”, afirma.

Os cursos da Oficina de Estética são oferecidos para promover a inclusão no mercado de trabalho, fruto das ações do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, da Prefeitura de Hortolândia.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes, cursos neste segmento levam oportunidades de independência financeira às pessoas. “Nossas oficinas ensinam uma profissão e incentivam as pessoas a conquistarem seu espaço no mercado de trabalho. São cidadãos que realizam o sonho de ter uma profissão e fazer o que gostam”, descreve Moraes.

Interessados em participar da nova turma da Oficina podem se inscrever até a próxima sexta-feira (8). O cadastro acontece no Hortofácil, localizado na Avenida Olívio Franceschini, 1.333, no Parque São Miguel. São 40 vagas para o curso de cabeleireiro e 20 para o curso de manicure e pedicure. Para participar do curso é preciso ter acima de 16 anos. As aulas da nova turma serão neste semestre.