Hortolândia inaugura novo espaço de qualificação profissional no Jardim Santa Clara do Lago

Cerimônia de abertura teve aula de empreendedorismo voltada a bolsistas do projeto "Capacita Hortolândia"

O prefeito José Nazareno Zezé Gomes participou, na manhã desta sexta-feira (01/10), da cerimônia de inauguração do CQP I (Centro de Qualificação Profissional), que abrigará formações do projeto “Capacita Hortolândia”, disponibilizando cursos livres e gratuitos na área de estética, informática e costura sobre Ideias de Negócio, Empreendedorismo, Customização de peças e Unhas artísticas. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, no espaço serão capacitadas, em média, 1.500 pessoas por ano, cerca de 150 por mês. O CQP 1 está localizado no piso superior do mesmo prédio que abriga o CRAS (Centro de Referência de Atendimento Social) Santa Clara, na Rua Estados Unidos, 217, no Jardim Santa Clara do Lago II.

O Grupo Vibrasax, vinculado à Secretaria de Cultura iniciou as atividades. Além do prefeito, o evento contou com a presença da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos Assis Barros; de vereadores; e dos secretários de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva (titular) e Alessandra Barchini (adjunta); de Governo, Silvania Anísio da Silva (adjunta); e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, João Pereira da Silva (adjunto).

Após a cerimônia, realizada numa tenda em frente ao prédio, aconteceu a aula inaugural do projeto, com a palestra “Capacitar, empreender e transformar”, que mostrou aos jovens aprendizes a importância do repensar, capacitar-se e orientar-se para olhar novas oportunidades e transformar a própria vida. O tema foi abordado por Tereza Mônica Sartori Marcheto, um dos profissionais do Sebrae Campinas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) presentes.

"É fundamental trabalhar com a inclusão produtiva, que resgatará a autonomia das famílias referenciadas. As capacitações descentralizadas reestabelecem a dignidade do povo, que está em busca dos seus sonhos e principalmente da reeinserção no mundo do trabalho", destacou o prefeito Zezé Gomes.

Para o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Francisco Raimundo da Silva, "esse é um momento de atenção especial aos nossos cidadãos. Estamos oferecendo ao público sócioassistido ações efetivas que contribuem para que as pessoas tenham uma perspectiva de vida melhor. É importante proporcionar novas potencialidades aos cidadãos. A parceria com o Sebrae fortalece nosso objetivo enquanto agente público, capaz de melhorar a qualidade de vida de cada família referenciada", destacou ele.

"Aprendi muito do que sei hoje me capacitando com os cursos gratuitos oferecidos pela Prefeitura. Hoje tenho uma profissão e já posso ensinar o que aprendi", afirmou a cabeleireira Maura Freitas, moradora do Jd. do Bosque, que se formou na Oficina de Estética, promovida em 2016 pela Administração Municipal.

De acordo com Diretoria de Geração de Renda e Economia Solidária, a partir deste mês, o “Capacita Hortolândia” promoverá cursos descentralizados na cidade para munícipes maiores de 18 anos, tendo como público-alvo famílias referenciadas nos CRAS, CCS (Centros de Convivência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e/ou cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Interessados nas formações devem buscar informações e inscrições no CRAS mais próximo de casa.