Prefeitura abre inscrições para cursos da Oficina de Estética

Formação em cabeleireira e manicure possibilita emprego em salões de beleza

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, abre inscrições para a próxima turma da Oficina de Estética. Interessados em participar do curso gratuito e cabeleireiro e manicure podem se inscrever entre a próxima segunda (4) e sexta-feira (8). O cadastramento acontece no Hortofácil, localizado na Avenida Olívio Franceschini, 1.333, no Parque São Miguel.

São 40 vagas para o curso de cabeleireiro e 20 para o curso de manicure e pedicure. Caso o número de inscritos supere a quantidade de vagas, será realizado processo seletivo com aplicação de prova de conhecimentos gerais. Para participar do curso é preciso ter acima de 16 anos. As aulas da nova turma serão neste semestre.

FORMATURA

Nesta sexta-feira (1º/07), a formatura dos cursos de cabeleireira e manicure, oferecidos gratuitamente na Oficina de Estética. Ao todo, 85 alunas receberão o certificado do curso profissionalizante. A cerimônia acontece na Câmara Municipal, às 19h.

A turma de formandas participa do curso desde fevereiro. São 43 novas cabeleireiras e 42 manicures e pedicures, habilitadas para atuar no mercado de trabalho. A formação oferecida na Oficina de Estética possibilita que estas mulheres atuem em salões de beleza ou trabalhem por conta própria.

Durante o curso de cabeleireira, elas aprendem noções de corte, penteados e química. Já no curso de manicure e pedicure, as aulas são sobre técnicas para higienização, tratamento e cuidados das mãos e pés. A Oficina de Estética existe desde 2007. Neste período, mais de mil mulheres já passaram pelos cursos.

A oficina faz parte das ações do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, com a proposta de levar formação profissional para as pessoas conquistarem a independência financeira.