Cozinha Comunitária já serviu 13.000 refeições a R$ 1,00 o prato

Unidade do Programa de Segurança Alimentar completa um ano de realização de cursos e oferta de alimentação saudável

A população do Jardim Novo Ângulo e representantes da Prefeitura se uniram em coro para cantar parabéns, nesta quarta-feira (29). O aniversariante do dia é a Cozinha Comunitária, que completa um ano de implantação em Hortolândia. Neste período, a unidade do Programa Municipal de Segurança Alimentar serviu mais de 13 mil refeições e formou 300 pessoas nos diversos cursos sobre alimentação saudável.

A Cozinha Comunitária é um dos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. O objetivo é levar à população informações sobre o preparo correto de alimentos, combatendo o desperdício e valorizando as capacidades nutricionais de cada ingrediente. Para isso, são realizados cursos e oficinas no local.

De acordo com o secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Gomes de Moraes, a proposta de formação e qualificação praticada na Cozinha Comunitária tem levado mais qualidade de vida à população. “Oferecemos condições para a pessoa participar ativamente da construção da sua vida, como protagonista. Desta forma, contribuímos para a construção da política pública de nutrição e alimentação em Hortolândia”, afirmou o secretário.

Além dos cursos realizados na unidade, a Cozinha Comunitária de Hortolândia fornece mais de 100 refeições diariamente ao custo de R$ 1,00 o prato. O cardápio, composto por arroz, feijão, carne, acompanhamento, salada, suco e fruta, é destinado, exclusivamente, às pessoas cadastradas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Novo Ângulo. A Cozinha Comunitária tem capacidade de fornecer até 200 refeições por dia.

Durante o evento em comemoração ao aniversário da Cozinha Comunitária, a vice-prefeita, Jacyra Aparecida Santos Souza, destacou a atenção que o município dá a questão da alimentação saudável desde cedo. “Em Hortolândia servimos, diariamente, 50 mil refeições aos alunos das escolas municipais. São pratos balanceados, preparado com todo carinho por nutricionistas”, destacou Jacyra. “A Cozinha Comunitária colabora ainda mais na alimentação correta, uma vez que os pais aprendem receitas nutritivas para fazer em casa”, comentou a vice-prefeita.

Para a implantação da Cozinha Comunitária em Hortolândia, o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) investiu R$ 176 mil, com contrapartida de R$ 56 mil do município. Mais R$ 300 mil ao ano serão investidos no custeio da Cozinha, valor proveniente do orçamento municipal. O MDS confirmou a instalação de mais duas unidades da Cozinha Comunitária em Hortolândia: uma no Jardim Amanda e outra no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.