Hortolândia comemora 1º ano de implantação da Cozinha Comunitária

Unidade oferece cursos gratuitos de segurança alimentar e refeições a R$ 1,00 o prato

A Cozinha Comunitária de Hortolândia completa, nesta semana, um ano de implantação. Para comemorar, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, realiza um evento na sede da Cozinha Comunitária, nesta quarta-feira (29), às 14h. A Cozinha fica na rua Osvaldo de Souza, 375, no Jardim Novo Ângulo.

A Cozinha Comunitária é um dos projetos integrantes do Banco de Alimentos. A unidade é um dos pontos de realização das atividades do Programa de Segurança Alimentar, desenvolvido com o objetivo de proporcionar informações sobre o preparo correto de alimentos, combatendo o desperdício e valorizando as capacidades  nutricionais de cada ingrediente.

De acordo com o gerente do Banco de Alimentos, Hilário Afonso da Silva, na Cozinha Comunitária são realizados cursos sobre alimentação saudável, combate ao desperdício e aproveitamento de alimentos. “O foco do nosso atendimento é a qualidade da refeição das pessoas. Não basta oferecermos uma refeição a baixo custo. As pessoas precisam aprender a aproveitar melhor os alimentos em casa, cozinhando itens mais nutritivos e aproveitando aquilo que seria desperdiçado”, explica Silva.

Além dos cursos realizados na unidade, a Cozinha Comunitária de Hortolândia fornece mais de 100 refeições diariamente ao custo de R$ 1,00 o prato. O cardápio, composto por arroz, feijão, carne, acompanhamento, salada, suco e fruta, é destinado, exclusivamente, às pessoas cadastradas no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Novo Ângulo. A Cozinha Comunitária tem capacidade de fornecer até 200 refeições por dia.

Para a implantação da Cozinha Comunitária em Hortolândia, o MDS (Ministério de Desenvolvimento Social) investiu R$ 176 mil, com contrapartida de R$ 56 mil do município. Mais R$ 300 mil ao ano serão investidos no custeio da Cozinha, valor proveniente do orçamento municipal.

Conforme o Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, outras duas unidades da Cozinha Comunitária foram solicitadas ao MDS. O Ministério confirmou a instalação das duas unidades. “Com o Banco de Alimentos e três Cozinhas Comunitárias, Hortolândia complementará o Programa de Segurança Alimentar”, destacou o secretário. As novas unidades funcionarão no Jardim Amanda e no Jardim Nossa Senhora Auxiliadora.