Carreta da mamografia encerra passagem por Hortolândia com mais de 400 atendimentos

Mulheres que já tinham pedido de exame foram atendidas pelo serviço viabilizado pelo programa “Cuidando Delas”

A Prefeitura de Hortolândia agilizou a oferta de mamografia para 400 mulheres que aguardavam pelo exame na cidade. A ação foi possível viabilizada pela deputada estadual Edna Macedo, por meio do Projeto Social de Saúde “Cuidando Delas”, lançado no início deste mês, com apoio da Igreja Universal. O veículo esteve em Hortolândia entre domingo (19/09) e esta quinta-feira (23/09), oferecendo cerca de 80 exames por dia.

Segundo a Secretaria de Saúde, o exame de mamografia faz rastreamento do câncer de mama e colabora para o diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Os laudos dos exames serão encaminhados para à Secretaria de Saúde. As pacientes devem procurar o serviço do Caism (Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher) para ter acesso à estes laudos. O endereço é Rua José Pereira de Lira, 255, no Residencial Jardim Green Park e os telefones para informações são (19) 3897-2782 e 3865-2296.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeita de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

Em Hortolândia, o Caism é a unidade de referência para acompanhamento e encaminhamentos destas pacientes. Uma das atribuições do serviço é a realização da mamografia, com oferta de 600 exames/mês, cuja espera para realização é de cerca de 15 dias. A carreta da mamografia ajudo a zerar a fila de espera pelo exame.

Uma das pessoas atendidas nesta semana foi a confeiteira Elizangela de Oliveira Amaral, de 36 anos, moradora do Jd. Amanda. “Eu já tinha o pedido para o exame. O atendimento na carreta foi bastante tranquilo, muito bem organizado. O exame é bem rápido. A gente senti um pequeno desconforto, mas acaba logo”, disse Elisangela.

A dona de casa Olívia Anorina dos Santos Teixeira, de 57 anos, também teve a oportunidade de realizar a mamografia na carreta. “Deus abençoe a todos por nos trazer esta oportunidade”, agradeceu.

Testes rápidos

Além da mamografia, as mulheres atendidas na carreta puderam realizar testes rápidos de Hepatites, Sífilis e HIV, vírus causador da Aids. Os testes foram oferecidos pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), serviço da Prefeitura de Hortolândia. “A realização de mais de 400 testes colabora para o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis, o que acelera o tratamento e as chances de recuperação”, destacou o coordenadora do CEI, Sandra Duarte.