Prefeitura arrecada 8,5 toneladas de alimentos na Festa do Peão

Ação social complementará a refeição de 5.000 famílias atendidas pelo Programa Banco de Alimentos

A manicure Fernanda de Oliveira, 32 anos, trocou dois quilos de feijão por um par de ingressos para ver o show da dupla Ricardo e João Fernando, dia 19 de maio, na 7ª Festa do Peão de Hortolândia. A moradora do Jardim Nossa Senhora de Fátima é uma das pessoas que contribuíram para a Prefeitura arrecadar 8,5 toneladas de alimentos por meio da ação social. A campanha garantirá mais comida na mesa de 5.000 famílias de baixa renda atendidas pelo programa Banco de Alimentos.

Ao doar os alimentos, Fernanda explica que combinou diversão com ação de solidariedade. “Queria assistir ao show. Se fosse pagar, o ingresso sairia bem mais caro que um quilo de alimento. Tive dois prazeres: prestigiar uma festa tradicional da minha cidade na companhia do meu marido e ajudar as pessoas que mais precisam”, disse a manicure.

Todos os anos, a Prefeitura patrocina o show realizado na festa do peão, no dia 19 de maio, quando se comemora o aniversário da cidade. É um presente para a população festejar, sem gastar, a data histórica. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social aproveita e realiza a campanha de arrecadação de produtos alimentícios para fortalecer o Banco de Alimentos, um dos programas de segurança alimentar do município.

De acordo com a diretora do Departamento de Trabalho e Geração de Renda, também responsável pelo Programa de Segurança Alimentar, Alessandra Sarto, a contribuição da população é muito importante. “Neste ano, arrecadamos 8,5 toneladas de alimentos. Apesar da troca antecipada, o grande montante arrecadado foi na portaria do recinto no dia do show. Agradecemos, mais uma vez, a solidariedade da população”, disse a diretora.

Agora, a equipe do Banco de Alimentos fará a triagem dos alimentos para entregar às entidades assistenciais cadastradas no programa. São essas organizações sociais que distribuem os donativos à população de baixa renda. Segundo Alessandra, os itens mais doados foram arroz, feijão e macarrão.

“A Prefeitura também agradece ao Hipermercado GoodBom que, mais uma vez, disponibilizou o espaço para a troca antecipada dos ingressos. É um parceiro constante do Banco de Alimentos”, disse Alessandra.

A Festa do Peão de Hortolândia ocorreu entre os dias 18 e 22 de maio. O evento faz parte do calendário de eventos em comemoração ao 20º aniversário da cidade. O rodeio é organizado pelas empresas RR Cia de Rodeio e VR Equipe de Rodeio com apoio da Prefeitura. Desde a primeira edição da festa, em 2005, a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realiza a campanha de arrecadação de alimentos para entrada no show do dia 19 de maio,

SOBRE O BANCO DE ALIMENTOS

O Banco de Alimentos - uma das ações do Programa de Segurança Alimentar -, é uma parceria da Prefeitura com o Ministério do Desenvolvimento Social. A função do órgão é de recolher doações de alimentos de empresas, supermercados, varejões, centrais de abastecimento e distribuir à população carente atendida por entidades assistenciais.

Para complementar as doações feitas ao órgão, a Prefeitura realiza campanhas de arrecadação. Também compra frutas, verduras e legumes de pequenos agricultores. A aquisição é possível por meio do Programa de Aquisição de Alimentos, realizado pelo governo federal.

Em Hortolândia, o Banco de Alimentos oferece cursos de capacitação na área de alimentação, ação que abre as portas para o empreendedorismo e ao mercado de trabalho no ramo alimentício.