Hortolândia comemora quatro anos de implantação do Banco de Alimentos

Projeto garante acesso da população de baixa renda a alimentação saudável

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social realiza, nesta quarta-feira (27), a comemoração do quarto aniversário do Banco de Alimentos. O evento será realizado, às 14h, no Centro de Convivência da Melhor Idade, localizado na rua Euclides Pires de Assis,  200, no Remanso Campineiro. O evento contará com a presença do prefeito Angelo Perugini e demais autoridades municipais.

Criado com o objetivo de garantir o acesso da população de baixa renda a alimentação saudável, por meio de doação de itens alimentares a entidades e associações, o Banco de Alimentos oferece, também, cursos relacionados a alimentação saudável.

A abertura da comemoração ficará por conta da apresentação do concerto de Câmaras da Banda Municipal de Hortolândia, regida pelo maestro Márcio Beltrame. A programação contará, ainda, com palestra de representantes da Secretaria de Segurança Alimentar da Prefeitura de Diadema, que compartilharão com os participantes a experiência positiva daquele município nos Programas de Segurança Alimentar desenvolvidos.

Apoiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Banco de Alimentos é um equipamento público de alimentação e nutrição destinado a selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios obtidos por meio de doações e campanhas. Atualmente, cinco mil pessoas são atendidas pelo programa de Segurança Alimentar em Hortolândia, desenvolvido na sede do Banco de Alimentos, localizada no Parque Odimar, e na Cozinha Comunitária, no Jardim Novo Ângulo.

Outra função do Banco de Alimentos é gerenciar o Programa de Aquisição de Alimentos. Por meio deste programa é possível realizar a compra de alimentos diretamente de agricultores familiares. Os itens são distribuídos gratuitamente às entidades que oferecem alimentos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Além disso, a compra abastece a Cozinha Comunitária. Cursos de capacitação e orientação também são oferecidos pelo Banco de Alimentos à toda a população.

Cozinha Comunitária

Entre as principais conquistas do Banco de Alimentos, nos últimos 12 meses, está a inauguração da Cozinha Comunitária, em junho do ano passado. O principal foco da Cozinha Comunitária é a oferta de refeições a R$ 1,00 para um público direcionado, como os atendidos pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Novo Ângulo. A capacidade de atendimento diária é de até 200 refeições. Além disso, a Cozinha Comunitária serve como espaço para a realização de cursos e palestras sobre alimentação saudável.

Conforme o Secretário de Inclusão e Desenvolvimento Social de Hortolândia, Fernando Gomes de Moraes, outras duas unidades da Cozinha Comunitária foram solicitadas ao MDS (Ministério de Desenvolvimento Social). O Ministério confirmou a instalação das duas unidades até o início do próximo ano. “Com o Banco de Alimentos e três Cozinhas Comunitárias, Hortolândia complementará o Programa de Segurança Alimentar e poderá compor um Centro de Atendimento Nutricional. Isso permitirá que o município tenha, inclusive, um Centro Industrial de Formação na área de alimentação”, destacou o secretário.