Equipes de enfermagem do hospital Mario Covas recebem qualificação sobre infecções sexualmente transmissíveis

Prefeitura de Hortolândia ministra a atividade sobre PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, vírus causador da AIDS)

A Prefeitura de Hortolândia prossegue com ações de aperfeiçoamento para servidores da saúde. O objetivo é oferecer cada vez mais atendimento de qualidade para pacientes do município. A Secretaria de Saúde realizou a segunda atividade de qualificação sobre manejo da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV, vírus causador da AIDS) para profissionais do Hospital Municipal Mario Covas, na sexta-feira (27/08). A atividade contou com a participação de cerca de 30 enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A atividade foi ministrada pela equipe do CEI (Centro Especializado em Infectologia), antigo Amdah (Ambulatório Municipal de DSTs/Aids de Hortolândia). O órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, é a unidade de referência no município para acompanhamento e tratamento de pacientes com hepatites virais e ISTs. Na qualificação, os profissionais também puderam tirar dúvidas sobre o tema.

De acordo com a coordenadora do órgão, Sandra Duarte, a PEP é disponibilizada para pacientes no Hospital Municipal e no CEI. A PEP consiste na oferta de medicamentos para pessoas que tiveram relação sexual sem proteção ou acidente com algum objeto perfurocortante (agulha, lâmina, pinça, seringa, vidro, entre outros). “Nestes casos, o paciente deve procurar o hospital ou o CEI para início da medicação, que deve ser em até 72h após a ocorrência”, salienta Sandra.

Ainda segundo a coordenadora, neste mês o CEI realizou 883 testes para detectar o HIV, dos quais 4 deram resultado positivo. O órgão ainda realizou neste mês 880 testes para detectar Sífilis, dos quais 54 foram positivos; 542 testes para detecção de Hepatite B, sendo que nenhum deu positivo; e 534 testes de Hepatite C, do quais somente um deu resultado positivo.

Em casos de ISTs e hepatites virais, a Secretaria de Saúde salienta a importância de se fazer o teste, pois o diagnóstico precoce aumenta a chance do tratamento ser mais eficaz. Os testes são oferecidos pela Prefeitura nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município e no CEI. A coordenadora Sandra Duarte ressalta ainda que o órgão retoma a realização de palestras de orientação sobre ISTs e testes em entidades, escolas, associações, igrejas e empresas da cidade. Os interessados podem entrar em contato por meio dos telefones (19) 3897-5034 e (19) 3897-3653.